UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

terça-feira, 19 de novembro de 2024

Memória e Justiça foram temas de debate em Salvador

Outros Artigos

Memória e Justiça foram temas de debate em Salvador Em comemoração do aniversário de 14 anos do jornal A Verdade em Salvador, Bahia, ocorreu com um debate sobre a luta pela Verdade, Memória e a Justiça no País, no Auditório do SINASEFE, seção Bahia. A atividade começou com saudações de Emanuela Rodrigues, Secretária- Geral da FENET, Israel Santana, da União da Juventude Rebelião, UJR, Aroldo Félix, do Jornal A Verdade e Claudiane Lopes do Partido Comunista Revolucionário. Estiveram presentes ainda Georges Rocha, Coordenador- Geral do SINASEFE, Vitor Aicau da Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas de Feira de Santana, Franscico Elano da União dos Estudantes Secundaristas de Santo Amaro e o Grêmio Estudantil do IFBA – Salvador. 

O debate foi iniciado com a apresentação do vídeo “Os nossos heróis”. Em seguida a mesa foi composta Carlos Marighella Filho e Ernesto Marques, representando o Deputado Estadual Marcelino Galo e também membro da Comissão da Verdade da Assembleia Legislativa da Bahia.

Ernesto Marques avaliou que apesar do Brasil ter sido último país a organizar a sua Comissão da Verdade, “é necessário que cada democrata verdadeiro ocupe os espaços da criação das comissões da verdade no país. Este não é um trabalho fácil, já que a maioria das documentações dos presos políticos se encontra desaparecida, e, assim, a forma que termos de recontar a história é por meio dos valiosos depoimentos que temos realizados na comissão da verdade na Assembleia Legislativa da Bahia.”

Carlos Marighella Filho fez um importante pronunciamento afirmando que “Contar a história de Carlos Marighella e de Manoel Lisboa nesse momento é fundamental para fortalecer a vidas desses camaradas. A maioria da população em particular, a juventude, não conhece a sua história. O jornal A Verdade tem papel fundamental em escrever a histórias desses homens a sociedade, pois saber a verdade dos fatos, e divulgar para sociedade é a nossa missão”.
Ao longo dos 14 anos de vida do jornal A Verdade além de divulgar todas as ações das comissões da verdade, de exigir a punição dos torturadores, tem uma página especial para contar a história dos comunistas e revolucionários que lutaram contra a Ditadura e pela revolução em nosso país.

Claudiane Lopes, Salvador, Bahia

Conheça os livros das edições Manoel Lisboa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes