UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Sepe-RJ realiza o maior congresso da história do sindicato

Sepe realiza o maior congresso da história do sindicatoCom o objetivo de planejar os novos passos da luta contra a privatização do ensino e pela qualidade da educação publica, os profissionais da rede pública de ensino do estado do Rio de Janeiro se reuniram no XIV Congresso do Sindicato dos Profissionais da Educação do RJ (SEPE-RJ).

O Congresso, realizado de 26 a 29 de março, contou com cerca de 1.400 delegados eleitos nas escolas, sendo o maior da história do sindicato. A maciça presença dos trabalhadores da educação é consequência da intensificação da luta em todo estado, marcado por inúmeras greves que desde o ano passado vem transformando as ruas em sala de aula com apoio da população.

Na abertura houve homenagens aos professores Emílio Araújo e Sebastião, militantes históricos do Sepe, e do funcionário do sindicato, Paulo César Souza, falecidos recentemente. A mesa do debate de abertura contou com o Prof. da UFRJ Roberto Leher e do professor Gilberto Souza, da rede estadual de São Paulo onde foi feita uma análise do processo de privatização da educação.

Na mesa de Políticas Educacionais foram apontados três eixos principais de luta: contra a meritocracia, contra a privatização e a defesa da autonomia pedagógica.

Nos grupos de discussão foram debatidas as 21 teses apresentadas no Congresso e as propostas levadas para a plenária final que aprovou s mudanças na estrutura interna do sindicato e definiu as próximas lutas da categoria.

Gabriela Gonçalves, Rio de Janeiro

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes