UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Sindlimp-PE realiza protesto pela readmissão de dirigente sindical demitido

Readmissão de dirigente sindical demitidoNo dia 23 de maio, o Sindicato dos Trabalhadores nas empresas de Limpeza Urbana do Estado de Pernambuco (Sindlimp-PE) paralisou as atividades da empresa Vital Engenharia Ambiental (responsável por 80% dos serviços de limpeza na capital pernambucana). O motivo foi a demissão de um dos diretores do Sindlimp-PE, Júlio Eugênio da Silva. A manifestação começou às 5h e durou até às 8h, impedindo a saida de caminhões e das equipes de limpeza e varrição.

Júlio Eugênio da Silva é funcionário da empresa Vital Engenharia Ambiental e diretor do Sindlimp-PE. Durante a greve dos garis, que ocorreu em março deste ano, ele foi escolhido pelos seus colegas de trabalho para representá-los na comissão de negociações com a empresa, já que os patrões se recusavam a negociar com o Sindlimp e fecharam o acordo com o sindicato de asseio e conservação (Stealmoaic). Acontece que, assim como a maioria absoluta dos funcionários, Júlio denunciou a traição do Stealmoaic que aceitou apenas 2% de reajuste salarial e foi contra o acordo. “A justificativa dada foi a diminuição do quadro de funcionários, mas, o motivo verdadeiro é que eu lutei pelo salário justo dos funcionários, confrontei os representantes da Vital nas reuniões. Por ter falado a verdade eles me demitiram”, declarou Júlio.

A demissão ocorreu no dia 7 de maio e segundo José Alexandre, presidente do Sindlimp-PE, a empresa tem até o dia 12 de junho, abertura dos jogos da Copa do mundo para reintegrar o diretor do sindicato, “caso contrário, vamos paralisar as atividades. Não interessa se é Copa ou não”.

A manifestação contou com a solidariedade de vários dirigentes sindicais e lideranças populares. Estiveram presentes representantes do sindicato dos Trabalhadores da Limpeza Urbana da Paraíba, Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Fiação e Tecelagem de Ipojuca-PE, Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Informal de Recife, Sindicato dos Operadores de Telemarketing de Pernambuco-PE, Sindicato dos Motoristas e Auxiliares de Entrega da Paraíba e CUT-PE. O protesto também contou com o apoio de diretores da União dos Estudantes de Pernambuco e militantes do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas.

Os trabalhadores aproveitaram ainda a ocasião para denunciar que a Vital Engenharia tem negociado com o Stealmoiac contra a vontade dos funcionários: “Nosso sindicato existe há 12 anos e esse ano a justiça reconheceu nosso direito em representar a categoria. Infelizmente, o Ministério do Trabalho ainda não cumpriu a decisão da justiça e a Vital está negociando apenas com o Stealmoiac, que tem compactuado com as decisões dos patrões”, disse o presidente do Sindlimp-PE.

Ao final do protesto os trabalhadores encerraram dizendo que “o Recife poderá passar os jogos do Mundial dentro do lixo”!

Thiago Santos
Coordenador do Movimento Luta de Classes (MLC)

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes