UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 29 de março de 2024

Greve na Coca-Cola em João Pessoa

Leia também

Na manhã deste dia 03 de junho, cerca de 400 funcionários da Refresco Guararapes, empresa situada em João Pessoa e responsável pelo engarrafamento e distribuição da Coca-Cola para todo o Litoral Paraibano, iniciaram uma paralisação em repúdio ao acordo fechado pelo Sindicato dos Rodoviários, que formalmente negocia em nome da categoria. Esta entidade, no entanto, não possui um único filiado na base, apesar de descontar mensalmente, de forma abusiva e ilegal, a chamada taxa assistencial de todos os funcionários da empresa.

A greve, organizada pelo Sindicato dos Motoristas e Ajudantes de Entrega da Paraíba (Sindmae-PB) e pelo Movimento Luta de Classes (MLC), é uma clara demonstração de que a categoria não foi ouvida quanto ao Acordo Coletivo de Trabalho celebrado no último dia 26 de abril, referente à data-base de 1º de julho de 2013.

Os principais danos causados com o tal acordo são:

1. Institui um reajuste salarial de apenas 5,5% (abaixo da inflação);
2. Mantém o piso salarial do motorista da Coca quase R$ 400 abaixo do piso salarial dos motoristas das demais empresas/ramos, que é hoje de R$ 1.215, segundo a Convenção Coletiva;
3. Finalizado dez meses após a data-base, o acordo sequer prevê o pagamento dos retroativos.

O movimento tinha como objetivo inicial parar o setor da distribuição, mas rapidamente contou com a adesão dos trabalhadores da produção, uma vez que eles também sofrem com graves problemas, recebem baixos salários e não contam com apoio do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Bebida, que deveria representá-los.

Rafael Freire

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos