UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 18 de abril de 2024

Comunidade se revolta contra despejos em Nova Lima, MG

Despejo em Nova Lima, MGA população do bairro Nossa Senhora de Fátima, em Nova Lima, indignada com a falta de política de moradia e os constantes despejos feitos pela prefeitura municipal, fechou a rodovia MG30 na última quarta-feira com pneus e madeiras em chamas para protestar contra mais um despejo.

O morador que teve a casa demolida, Hebert Duarte, conta que não recebeu nenhuma notificação e no momento do despejo estava em viagem, trabalhando. “Moro aqui há mais de 20 anos e só nesta casa havia cerca de 13 anos. Não recebemos comunicado da prefeitura e por pouco eles não derrubavam com meus móveis dentro. Meus amigos que retiraram os móveis num momento em que o trator atolou.” A prefeitura disse que a área será utilizada para construção de uma Unidade Básica de Saúde, mas não apresentou nenhum projeto e não fez nenhum debate com a população. Os moradores não acreditam na promessa e ainda que fosse de fato construída a Unidade de Saúde, os moradores despejados deveriam ter garantido o direito constitucional à moradia.

Outra residência foi ameaçada de despejo, também sem ordem judicial, mas os moradores garantem que não irão deixar acontecer, mesmo que tenham que ir para o confronto com a polícia e fazer novas manifestações. Na manhã de hoje, 19/09, os moradores aguardam organizados a chegada da polícia e dos fiscais da prefeitura, que ameaçaram o morador Ronivon Souza de despejo. Segundo ele, “o investimento na construção foi alto, cerca de 60 mil reais. Isso são anos de trabalho e já estava sonhando com a minha casa totalmente pronta”. Roni, como é conhecido pelos amigos, disse que não vê sentido em aceitar um despejo desses e que irá resistir até a morte se for o caso, pois não tem pra onde ir.

O Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas – MLB – acompanha esta luta e auxilia os moradores a organizar a resistência, com a experiência de mais de 15 anos de luta pela moradia, pela reforma urbana e contra os despejos. O direito à moradia é garantido na constituição e se o poder público não respeita esse direito por bem, vai ter que respeitar na marra!

Outros Artigos

1 COMENTÁRIO

  1. Vergonha por parte da prefeitura de Nova Lima – MG em não construir uma nova área de moradias para os sem tetos, no Brasil são milhares, espero que as autoridades mineiras tenham conhecimento que tudo pode ser possível para assentamento daqueles mais necessitados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes