UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 26 de abril de 2024

7º Congresso da Uesp debate educação e promove a cultura

diretoria eleitaNo dia 29 de novembro de 2014, realizou-se o 7° Congresso da União dos Estudantes Secundaristas Potiguares (Uesp). A atividade ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Central, em Natal, e contou com representações de 12 escolas, de 3 cidades.

Pela manhã, a mesa de abertura contou com a presença de Alex Feitosa, do Centro Cultural Emmanuel Bezerra, Taylinne Silva, da União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (Uespe), Ricardo Ferreira, da Associação Paraibana dos Estudantes Secundaristas (Apes), Matheus Peixoto, da Federação Nacional dos Estudantes do Ensino Técnico (Fenet), Marcos Antônio, do Movimento de Lutas nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), Wellington Bernardo, da Central de Movimentos Populares (CMP), Islan Holland, da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Arnóbio Araújo, diretor-geral do IFRN – campus Central, e Samara Martins, da União da Juventude Rebelião (UJR).

Após as falas da mesa saudando o Congresso, o debate se concentrou sobre a história do movimento estudantil, particularmente, no período do regime militar fascista (1964-1985), época em que a violência e a censura se abateu sobre as lutas da juventude e da classe trabalhadora. Os estudantes que se inscreveram falaram da importância da organização e a capacidade de mobilização que os estudantes têm para defender seus direitos e construir uma sociedade mais justa. Logo em seguida, houve apresentações culturais de alguns estudantes (poesias, músicas) e, com muita animação, foi concluída a primeira fase do Congresso.

À tarde, os participantes se dividiram em quatro grupos para debater temas sobre cultura e o incentivo ao esporte, combate às opressões, sustentabilidade, movimento estudantil e escolas técnicas. Todos tiveram a oportunidade de se expressar e de relatar suas experiências, fundamentando o papel que a Uesp tem de organizar os estudantes no Estado.Terminando os debates, os estudantes assistiram a uma apresentação do grupo de dança da EE Winston Churchil, Nine Girls.

Na plenária final, foram aprovadas várias propostas vindas dos grupos de debate e foi eleita a nova diretoria da entidade. Os jovens que participaram do evento estão certos de que 2015 será um ano de grandes lutas e organização do movimento estudantil no estado, certos de que esse é o caminho para uma educação pública, gratuita, sem preconceitos, e de qualidade para todos!

Com muita empolgação e animação, encerrou-se o Congresso da Uesp com muita música, hip-hop e poesia pela banda Café Literário, da escola Cenep.

Islan Holland, presidente eleito no VII Congresso da Uesp

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes