UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 28 de março de 2024

Luta em Defesa da Educação

Leia também

Foto 01No ultimo dia 12 de Agosto, ocorreu mais um dia de luta em defesa da educação nas ruas de Recife. Os Técnicos Administrativos da UFRPE( Universidade Federal Rural de Pernambuco)  e da UFPE( Universidade Federal de Pernambuco) realizaram uma caminhada saindo da UFRPE até a reitoria da UFPE. Bem recebido pela população o ato contou com a participação de entidades estudantis, dos docentes e com o apoio da população, que parabenizava pela iniciativa ao longo do percurso, que terminou com as falas dos representantes das categorias.

Na pauta a denuncia o Ajuste Fiscal do plano Levy, os cortes de verba na educação e o descaso do governo com relação aos Técnicos Administrativos das universidades federais, em greve há dois meses. Para Camila Falcão, Coordenadora geral do DCE-UFRPE, presente no ato, “A unidade entre técnicos, docentes e estudantes é fundamental para garantir novas lutas e mais conquistas”. Um dia antes os técnicos da UAG (unidade acadêmica da UFRPE em Garanhuns, primeira expansão do REUNI) saíram em passeata junto aos servidores do INSS, que também estão em greve, em ato que tomou as principais ruas da cidade.

 A verdade é que a terceirização, aprovada recentemente e a falta de políticas que garantam melhorias para os servidores das instituições federais é agente direto da precarização e sucateamento tanto das expansões quanto das instituições federais mais antigas. Não há como existir uma eficiência no cotidiano das instituições de ensino superior sem a valorização dos técnicos administrativos, bem como a contratação de mais servidores por meio de concurso. O problema é que a “Pátria Educadora” tem se preocupado em garantir o pagamento da dívida pública em detrimento de direitos básicos para a classe trabalhadora. Novos atos devem ser realizados em todo o estado ao longo do mês de agosto.

Cloves Silva, estudante de Letras da UFRPE- MLC PE.

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos