UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 20 de abril de 2024

Pais dos 43 normalistas desaparecidos no México convocam greve nacional para 26 de agosto

imagem

Os pais dos 43 jovens da Escola Normal Rural de Ayotzinapa desaparecidos há 10 meses convocaram uma greve nacional no México para o próximo 26 de agosto com o objetivo de exigir justiça no caso de seus filhos.

O anúncio foi realizado durante uma marcha realizada no município de Tixtla, estado de Guerrero, através do porta-voz dos pais, Felipe da Cruz, que assegurou que os familiares não pararão em sua exigência de justiça e de apresentação com vida dos jovens.

Ao mesmo tempo, os pais anunciaram que iniciarão uma greve de fome no final de agosto, que certamente será estendida até 26 de setembro, data na qual se cumprirá um ano do desaparecimento dos 43 normalistas.

Nesse dia, em 2014, policiais agrediram estudantes da Escola Normal Rural da Ayotzinapa, assassinaram seis pessoas, entre elas três normalistas, e entregaram 43 alunos dessa escola ao grupo criminoso Guerreiros Unidos.

Posteriormente, e a partir de um pedaço de mandíbula, foi confirmada a morte do estudante Alexander Mora, o único dos 43 que se tem certeza científica de que foi assassinado na noite de 26 para 27 de setembro passado.

Diante deste crime, os familiares se mantêm mobilizados com apoio de organizações de direitos humanos e coletivos da região, sem contato com representantes políticos.

Recentemente, as famílias dos desaparecidos se mostraram surpreendidas depois de tomar conhecimento que 129 corpos foram achados pelas autoridades mexicanas durante os 10 meses transcorridos do desaparecimento dos normalistas.

Os pais e representantes insistiram que não deixarão de exigir à Procuradoria Geral da República uma versão crível sobre o desaparecimento de seus filhos.

O mencionado organismo mexicano não deu mais detalhe do caso e manifestou estar convencido de que os restos dos outros 42 normalistas serão recuperados, ao alegar que os cadáveres teriam sido destruídos completamente por integrantes do cartel Guerreiros Unidos.

Extraído do site www.portalalba.org

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes