UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Petroleiros entram em greve a partir de domingo

abr181013tng9989

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) comunicou ontem (29/10) ao Ministério Público do Trabalho que a categoria entrará em greve a partir do próximo domingo (01/11) em todas as unidades da Petrobrás.

Segundo José Maria Rangel, coordenador da FUP, a greve é contra a privatização da companhia e a retirada de direitos dos petroleiros. “O Plano de Negócios e Gestão da Petrobrás afeta drasticamente a sociedade brasileira e a vida de milhares de trabalhadores que estão sendo demitidos pelo país afora. Os cortes de investimentos, venda de ativos, interrupção de obras e paralisação de projetos impactam o desenvolvimento e a soberania nacional. Segundo estudos do próprio governo, para cada R$ 1 bilhão que a Petrobrás deixa de investir no país, o efeito sobre o PIB é de R$ 2,5 bilhões. Se o PNG não for alterado, a estimativa é de 20 milhões de empregos deixarão de ser gerados até 2019”, afirmou Rangel.

Entre os principais itens da pauta de reivindicação apresentada à Petrobrás também estão a manutenção da Petrobrás como uma empresa integrada e indutora do desenvolvimento nacional, a suspensão da venda de ativos, a preservação da política de conteúdo nacional, com construção de navios e plataformas no Brasil, e a implementação de uma nova política de saúde e segurança que garanta o direito à vida e rompa com o atual modelo de gestão que já matou 16 trabalhadores só este ano.

“É possível enfrentar a crise, buscando alternativas de financiamento, sem que seja necessário vender ativos ou cortar investimentos estratégicos”, explicou o coordenador da FUP.

Essa será a maior greve nacional dos petroleiros desde a histórica greve de 1995, que derrotou a proposta do então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) de entregar 100% da empresa à iniciativa privada.

Heron Barroso, Rio de Janeiro

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes