UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Estudantes mineiros realizam ocupação de escola do Estado

ocupação escola BH 02Os estudantes do Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG) maior escola do Estado, cansados de promessas de reformas, indignados com a situação da escolas e em solidariedade aos estudantes de São Paulo, organizaram, com o seu grêmio estudantil e a Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas da Grande Belo Horizonte (AMES-BH) uma ocupação na escola.

A Ocupação teve seu estopim quando uma chuva forte alagou salas, gerando o cancelamento das aulas e revoltando os estudantes, que organizaram um ato e convocaram assembleias, em que deliberam pela ocupação da escola. Atualmente, os alunos convivem com salas sem porta, janelas, ventiladores e banheiros sucateados. Há muito tempo, os estudantes do IEMG reivindicam melhorias na estrutura precária da escola, sem obter resposta do ex-governador Antonio Anasta​sia​ (PSDB) e do atual governador Fernando Pimentel (PT). O fato de ser um prédio antigo e tombado serve, muitas vezes, como desculpa do governo para nunca realizar as necessárias reformas. Continuamos a conviver com quadros antigos de giz, quadras quebradas, etc. É habitual pedaços do teto caírem, colocando em risco a vida dos estudantes.

Nossa ocupação é resultado das demandas e das lutas ocorridas na escola. É também em solidariedade aos estudantes paulistas. O IEMG é a primeira escola fora do Estado de São Paulo a ser ocupada. Entendemos que é de extrema importância que os estudantes de todo país ocupem as suas escolas reivindicando seus direitos e se somando à luta dos estudantes paulistas. Fechar escolas significa acabar com sonhos e futuros de nossos jovens. Por isso, defendemos: Nenhuma escola a menos! Por mais investimento na educação pública!

Mariana Ferreira, presidenta da AMES-BH

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes