UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quarta-feira, 24 de abril de 2024

Tensão entre Rússia e Turquia

36441Reproduzimos abaixo a nota do Partido do Trabalho da Turquia (EMEP) sobre os recentes eventos que aumentaram a tensão belicista entre Rússia e Turquia. 

Imperialistas devem se retirar do Oriente Médio!

Um caça russo foi derrubado na região da fronteira da Síria com a Turquia, próximo a Antakya-Yayalagi. O presidente e os representantes dos governos afirmaram que o caça russo atravessou a fronteira turca por 17 segundos e bombardeou turcomanos residentes na cidade Síria de Bayırbucak. Está claro que a razão da Turquia para derrubar um caça russo não é o sentimento de solidariedade para com os povos turcomanos.
O governo do AKP não moveu sequer um dedo quando turcomanos foram massacrados e suas mulheres escravizadas pelo Estado Islâmico, há não muito tempo atrás. A real preocupação do governo do AKP é que as áreas afetadas pelo bombardeio Russo sejam ocupadas pelas forças leais a Bashar Al-Assad ou pelas forças curdas do PYD. A Turquia não quer que Assad ou forças do PYD assumam o controle da fronteira Síria, cortando as ligações do Estado Islâmico, Frente Al-Nusra e dos Jihadistas Salafistas. A real razão do crescimento da tensão entre Rússia e Turquia – que alcançaram o ápice com a a derrubada do caça russo – é a luta pela dominação da Síria e da região, a luta por lucros imperialistas.
Todas as potências imperialistas e os Estados reacionários da região precisam ser retirados da Síria, Iraque e outros países invadidos. As forças militares estrangeiras precisam se retirar e todo o apoio às forças jihadistas precisa ser parado. Os povos da região foram arruinados pelos conflitos entre as potências imperialistas e reacionárias. Nos últimos 25 anos, foram milhões de mortes, migração forçada, estupros, destruição de cidades, exterminação dos valores culturais, fome e pobreza vistos por todo Oriente Médio e causados pela disputa pelo lucro entre os Estados imperialistas.
Os povos do mundo e da Turquia querem ajudar aos povvos do Oriente Médio e o único caminho para isto é o de levantar a bandeira da luta contra todos os imperialistas e suas marionetes.
Abaixo os imperialistas e suas marionetes. Fora com todas as forças imperialistas e reacionárias do Oriente Médio.
Selma GÜRKAN
Presidenta
Emek Partisi (Partido do Trabalho)

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes