UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 14 de dezembro de 2024

Homenagem a Manoel Lisboa nas ruas de Manaus

Outros Artigos

rua manoel lisboaO dia 01 de abril de 1964 marcou a história do nosso país como um grande período de retrocesso depois de instaurada a ditadura militar. O Centro Cultural Manoel Lisboa no Amazonas, com o apoio da União da Juventude Rebelião (UJR) e a Unidade Popular pelo Socialismo (UP) rebatizaram a Rua Presidente Castelo Branco para Rua Manoel Lisboa.

Os ditadores, em aliança com a burguesia nacional e o capital estrangeiro, muito fizeram para oprimir, torturar e matar os que lutavam por liberdade e pelo socialismo, a exemplo de Manoel Lisboa de Moura, que organizou a luta estudantil em Maceió, Alagoas, e, em 1966, fundou o Partido Comunista Revolucionário (PCR).

Em 1973, Manoel foi pego pela polícia quando dava assistência a uma operária numa praça. Ele sabia de tudo da sua organização, mas foi coerente com o que sempre pregava (“delação é traição, e traição é pior que a morte”) e não entregou nada à polícia. Manoel Lisboa foi duramente torturado e assassinado.

Para que nunca se esqueça, para que nunca mais aconteça, precisamos resgatar a verdadeira história de luta do povo, que não abre mão de seus direitos e sua liberdade. O Estado ainda hoje tem uma dívida com o povo, que é punir todos os torturadores e lutar por mais democracia e direito para a juventude, mulheres e trabalhadores.

Centro Cultural Manoel Lisboa

União da Juventude Rebelião

Conheça os livros das edições Manoel Lisboa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes