UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 19 de abril de 2024

15º Congresso da Ares reúne 600 estudantes em Recife

DSCN1728

No dia 18 de agosto deste ano, o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) recebeu 600 estudantes secundaristas para participarem do 15º Congresso da Associação Recifense de Estudantes Secundaristas (Ares). Vindos de escolas dos diversos pontos da cidade, os estudantes debateram os problemas da educação, além de elegerem a nova diretoria da entidade.

Já na mesa de abertura foi realizado o resgate histórico de luta da Ares, através da homenagem aos estudantes mortos na ditadura militar, Ivan Rocha Aguiar e Luiz José da Cunha, a quem foram concedidos títulos de honra ao mérito. Várias palavras de ordem soaram pelo auditório pedindo a abertura dos arquivos da ditadura. Também foi relembrada a necessidade de luta contra o golpe em andamento no Congresso, através das falas dos representantes da mesa e dos gritos de “Fora Temer” dos estudantes.

Danúbio Aguiar recebe o título em nome do irmão, Ivan Aguiar
Danúbio Aguiar recebe o título em nome do irmão, Ivan Aguiar
Amparo Araújo, viúva de Luiz José da Cunha, recebe o título em nome do ex marido
Amparo Araújo, viúva de Luiz José da Cunha, recebe o título em nome do ex marido

Na parte da tarde, os estudantes se dividiram em 6 grupos de debates, com os temas: Combate às opressões, pelo fim da cultura do estupro e por mais direitos; O papel dos grêmios na transformação das escolas; A situação política atual e a campanha Fora Temer e Xô Mendonça; Sobre as escolas sem partido; Mobilidade, contra o aumento das passagens e em defesa do passe livre para todos; e, Capitalismo e socialismo, eis a questão.

Após intensos debates, os grupos retiraram propostas de luta que foram lidas e aprovadas na Plenária Final. Em seguida foi realizada a eleição da nova diretoria da Ares, sendo aprovada por unanimidade. A nova presidente da entidade, Taylinne Silva comemorou o sucesso do evento. “Ficamos muito satisfeitos da enorme participação dos estudantes no Congresso. Superou a nossa expectativa. Também foi muito bom ver que não foram só números. Os estudantes participaram ativamente dos debates e estamos todos dispostos a enfrentar o golpe nas ruas, mostrando a esse governo golpista de Temer e Mendonça que não vamos aceitar os cortes na educação e a retirada dos nosso direitos”, declarou Taylinne ao final do evento.

Taylinne Silva, nova presidente da Ares eleita no Congresso
Taylinne Silva, nova presidente da Ares eleita no Congresso

Redação PE

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes