UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 29 de março de 2024

Mulheres realizam encontro em Natal

Leia também

 

olga-rnO Movimento de Mulheres Olga Benario realizou em Natal (RN), no dia 18 de setembro, o seu encontro estadual, que contou com a participação de 30 mulheres, entre professoras, estudantes e donas de casa.

O encontro foi permeado por muita combatividade, interesse e curiosidade por parte das mulheres. A mesa de conjuntura teve a participação e intervenção da companheira Natália Bonavides, advogada e militante de direitos humanos, que enfatizou a necessidade da atuação política das mulheres em todos os espaços, e da companheira Samara Martins, da Coordenação Nacional do Movimento de Mulheres Olga Benario e diretora de mulheres da UNE, que animou o plenário com palavras de ordem pelo “Fora Temer” e convocando as mulheres a irem à luta por seus direitos e contra os retrocessos.

Após o debate de conjuntura, as mulheres se dividiram em grupos para a leitura e discussão do documento “Sobre o Trabalho das Mulheres”, escrito pela Conferência Internacional de Partidos e Organizações Marxista-Leninistas (CIPOML). A partir desse debate, reafirmou-se o caráter de classe da luta feminista e o papel importante desempenhado pelo Movimento Olga Benario na construção do feminismo socialista.

No período da tarde, aconteceram os debates sobre a violência contra a mulher, direitos produtivos e reprodutivos, e mulheres negras, que contou com a participação da debatedora Marília Nega Flor, professora, artista e estilista da moda afro. Esses temas despertaram grande interesse nas mulheres, que buscaram entender os motivos da opressão, da violência e da discriminação às mulheres, bem como do racismo, motivando-as a ir à luta contra esses problemas vividos diariamente. Todas saíram convictas de que a luta feminista e classista é necessária para acabar com o machismo, o racismo e com o sistema capitalista.

Na plenária final as propostas dos grupos foram aprovadas, apontando para novas lutas a serem feitas e na perspectiva de empoderar mais mulheres. A confraternização, ao final do evento, aconteceu com muito espírito de solidariedade, amizade e companheirismo.

Redação Natal

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos