UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 29 de março de 2024

MLB REPUDIA AÇÃO FASCISTA DA POLÍCIA DO RS

Leia também

70 FAMÍLIAS DA OCUPAÇÃO LANCEIROS NEGROS ESTÃO DESABRIGADAS

O governador do Rio Grande do Sul, Ivo Sartori (PMDB), desabrigou 70 famílias que moravam na Ocupação Lanceiros Negros no dia 14 de junho na cidade de Porto Alegre. Com bombas de efeito moral, spray de pimenta e um forte aparato do Grupo de Ações Táticas Especiais, a Brigada Militar começou a ação de reintegração de posse do prédio sem portar nenhum mandado de reintegração, sem nenhum diálogo com as lideranças do movimento, e todos os policiais estavam sem nenhuma identificação, demostrando o caráter fascista da operação contra pessoas pobres que moram no prédio no Centro Histórico da cidade.

A ação se iniciou, por volta das 19h00, no momento em que era realizada uma audiência pública na Assembleia Legislativa justamente sobre a ocupação. O deputado Jeferson Fernandes (PT) levou a audiência para a porta da ocupação, o que não impediu a Brigada de empregar força para liberar a entrada do prédio antes mesmo de um oficial de justiça comunicar aos moradores a decisão judicial.

Os agentes usaram spray de pimenta, bala de borracha e atacaram os manifestantes que estavam diante do prédio. Foram presos a companheira do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), Priscila Voigt; o militante da União da Juventude Rebelião (UJR), Emiliano Teixeira, o deputado estadual do PT, Jeferson Fernandes, e outros três manifestantes. Depois de três horas detidos, todos foram liberados.

Por volta das 19h45, os policias arrancaram a porta da ocupação com uma caminhonete e entraram no prédio para iniciar a remoção dos moradores, que tinham se trancado dentro do prédio. Durante o processo de reintegração de posse, foi encaminhada para Justiça uma Liminar para suspender a ação policial, porém, foi indeferida pela desembargadora Adriana da Silva Ribeiro. A retirada dos moradores e seus pertences se encerraram à meia-noite. Antes de terminar a ação, a Brigada Militar soltou mais bombas, balas de borrachas e spray de pimenta contra os 500 apoiadores que permaneciam desde o início em frente ao prédio.

A ocupação ocorreu em novembro de 2015, e lá moravam 150 pessoas, divididas em 42 “apartamentos”. No prédio moravam 34 crianças, sendo seis com menos de um ano, além de uma recém-nascida de 10 dias e uma mulher grávida. Além disso, a Lanceiros abrigava indígenas. Esta é a quinta ação de reintegração de posse do prédio, que estava abandonado há cerca de 12 anos antes de ser ocupado, autorizada pela Justiça. Nas quatro vezes anteriores, os advogados da ocupação conseguiram reverter a decisão.

Depois de ser solta, Priscila Voigt encontra com os apoiadores da ocupação e diz: “O Nosso crime! Foi lutar por moradia digna. O nosso crime é lutar com o povo trabalhador, lutar por uma cidade mais justa, onde os ricos não sejam donos de todas as riquezas construídas pelos trabalhadores. Essa Brigada e o governo são violadores de direitos. Colocaram na rua, no frio, com fome mulheres, gestantes, crianças, indígenas e trabalhadores que hoje não tem para onde ir. Mas isso não irá nos desmobilizar, nós iremos fazer muita luta nessa cidade”.

Com a promessa de terem comida e cobertas, as famílias e seus pertences foram levados para um órgão do governo, chamado Centro Vida, mas, quando chegaram ao local, estava sem luz, não deram comida e deixaram mulheres e crianças no frio e com fome.

O MLB reafirma que não vamos baixar a cabeça para essa ação truculenta e desumana do governo. Por isso, convocamos todos os moradores da Lanceiros, apoiadores, militantes sociais, parlamentares para uma Assembleia Popular, hoje dia 15 de junho, às 18h00. O despejo ilegal ocorrido ontem contra a ocupação Lanceiros Negros do MLB, em Porto Alegre, RS não vai ficar impune! A Brigada Militar, o Judiciário e o governador Sartori são responsáveis por esse crime!

MOVIMENTO NOS BAIRROS, VILAS E FAVELAS – MLB

More articles

1 COMENTÁRIO

  1. O Brasil vive hoje sob uma ditadura civil cortupta e fascist disfarçada de democracia. E só a força de todos os oprimidos juntos pode estancar a sanha reacionária e predatória dos governantes e seus lacaios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos