UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 14 de setembro de 2024

Construção do núcleo de Mulheres Olga Benario

No último dia 03 de agosto, ocorreu na ocupação Selma Bandeira, organizada pelo MLB e localizada no bairro de Piedade, no município de Jaboatão dos Guararapes a reunião de construção do núcleo de Mulheres Olga Benario. Colocando em prática a orientação da nossa cartilha, que as :

Mulheres que começam a questionar o machismo e as injustiças existentes na sociedade e começam a defender seus direitos também sofrem pressões em casa de seus familiares, de companheiros e até de filhos. Para não se sentirem frágeis, precisam do apoio e da presença de outras mulheres, não como um ombro amigo, mas como uma organização de proteção mútua e de luta, que faça a pressão contrária, que mostre aos familiares e à vizinhança que a luta é por todas e todos, e só assim poderemos conquistar uma sociedade solidária e justa.

A realidade é que todas as conquistas que tivemos, ao longo dos anos, como delegacias especializadas, casas-abrigo, a Lei Maria da Penha, entre outras, só foram alcançadas com muita organização e ousadia. Se quisermos respeito, igualdade, salário igual, acabar com a violência, precisamos enfrentar todos esses obstáculos e lutarmos para transformar a sociedade.

Queremos nossos direitos respeitados e o fim da impunidade dos agressores. Fim de todo tipo de discriminação e a construção de creches e restaurantes populares. Mas queremos muito mais, queremos construir uma sociedade nova para nós e para nossas famílias.

Participaram da reunião 30 companheiras. Na ocasião foi lido e debatido o texto da cartilha do Movimento, no que se refere à origem da opressão e da exploração da mulher; em seguida debateu-se violência, machismo, creche e a situação que atravessa nosso povo, em particular as mulheres, que sofrem com essa política impulsionada pelo desgoverno de Temer em nosso país, com exploração dos pobres e favorecimento aos ricos.

Ficou decidido a realização de uma reunião a cada quinze dias. As duas principais questões práticas deste núcleo foi a decisão de lutar por creche e a perspectiva de organização de um Centro Estadual de Referência para as Mulheres, a exemplo de Tina Martins, Irmãs Mirabal e Helenira Preta. Foi então vista a necessidade de uma visita ao centro de referência de mulheres de Jaboatão dos Guararapes Maristela Just.

Gilda de Souza -PE

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes