UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 28 de março de 2024

Movimento de Mulheres Olga Benário lança fanzine sobre as Irmãs Mirabal

Leia também

O Movimento de Mulheres Olga Benário realizou no dia 02 de agosto a primeira oficina de fanzines na Ocupação Mulheres Mirabal, em Porto Alegre/RS. A primeira edição da oficina teve como temática as Irmãs Mirabal, mulheres que deram suas vidas na luta por uma sociedade mais justa. A ideia surgiu a partir da plenária do Jornal A Verdade da matéria “O Movimento de Mulheres e a Revolução de Outubro”, na Ocupação Mulheres Mirabal em julho.

O papel das mulheres na luta é sempre negligenciada pelos historiadores burgueses, e quando falamos de mulheres revolucionárias, esse problema se agrava. Por isso, o Movimento de Mulheres Olga Benário quer dar voz e contar as histórias destas mulheres que não estão nas revistas, jornais e livros, de forma popular.

Pátria, Minerva e Maria Teresa, Las Mariposas como ficaram conhecidas, lutaram contra a Ditadura de Rafael Leónidas Trujillo na República Dominicana, e por isso foram inúmeras vezes presas e torturadas.  Elas foram assassinadas sob o comando do Ditador Trujillo no dia 25 de novembro de 1960, data que hoje celebramos como “Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher”. Ano passado, na mesma data de suas mortes, o Movimento de Mulheres Olga Benário realizou a Ocupação Mulheres Mirabal em Porto Alegre.

 A próxima edição da Oficina de Fanzine ocorrerá no dia 16 agosto, na Ocupação Mulheres Mirabal, e contará a história da poetisa Carolina Maria de Jesus. O evento é destinado à Mulheres.

Para ver o fanzine, acesse o link: https://www.yumpu.com/xx/document/view/59253648/fanzine-hermanas-mirabal

Redação Porto Alegre

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos