UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 16 de novembro de 2024

Aurora 1964 inicia sua jornada pelos festivais de cinema

Outros Artigos

O documentário Aurora 1964, que teve sua pré-estreia no encerramento do Mês da Anistia no Cinema São Luiz, em Recife, dará início a sua jornada pelos festivais de cinema brasileiros durante a 41º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que acontece entre os dias 19 de outubro e 1º de novembro. O filme foi selecionado, junto com outras películas pernambucanas, para integrar um dos mais importantes festivais de cinema do Brasil.

A primeira sessão do documentário acontecerá no próximo dia 20 de outubro, às 19h30, no Espaço Itaú de Cinema – Cine Frei Caneca 03, localizado dentro do Shopping Frei Caneca, na Consolação. A película terá ainda mais duas exibições. Uma no sábado (21/10), na sala 03 do Cine Caixa Belas Artes, e na quinta-feira (26), no Espaço Itaú de Cinema, Cine Frei Caneca 5.

O longa-metragem, dirigido pelo cientista político e fotógrafo italiano, Diego Di Niglio, mostra o cotidiano de pernambucanos que foram marcados pela ditadura militar brasileira de 1964, traçando um paralelo com o Brasil de hoje. O filme é fruto de quatro anos de pesquisa de Diego, radicado em Olinda há sete anos, junto aos arquivos liberados do extinto Departamento de Ordem e Polícia Social (Dops). Diego também acompanhou as investigações da Comissão de Memória e Verdade de Pernambuco sobre aquele período e ainda contou com as memórias orais e os acervos particulares de pessoas que vivenciaram a época e que protagonizam o filme.

“Estamos muito felizes com o convite porque o filme trata de um assunto muito atual, a ruptura de um ciclo democrático, que interferiu no passado e agora volta a interferir na vida dos brasileiros. Esperamos que sirva de reflexão para quem o assistir. Interessante é que ele será exibido em um cinema que ganhou o nome de um dos líderes da Revolução Pernambucana de 1817, o Frei Caneca”, destacou Diego Di Niglio.

Da Redação.

Conheça os livros das edições Manoel Lisboa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes