UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 29 de março de 2024

Aurora 1964 inicia sua jornada pelos festivais de cinema

Leia também

O documentário Aurora 1964, que teve sua pré-estreia no encerramento do Mês da Anistia no Cinema São Luiz, em Recife, dará início a sua jornada pelos festivais de cinema brasileiros durante a 41º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que acontece entre os dias 19 de outubro e 1º de novembro. O filme foi selecionado, junto com outras películas pernambucanas, para integrar um dos mais importantes festivais de cinema do Brasil.

A primeira sessão do documentário acontecerá no próximo dia 20 de outubro, às 19h30, no Espaço Itaú de Cinema – Cine Frei Caneca 03, localizado dentro do Shopping Frei Caneca, na Consolação. A película terá ainda mais duas exibições. Uma no sábado (21/10), na sala 03 do Cine Caixa Belas Artes, e na quinta-feira (26), no Espaço Itaú de Cinema, Cine Frei Caneca 5.

O longa-metragem, dirigido pelo cientista político e fotógrafo italiano, Diego Di Niglio, mostra o cotidiano de pernambucanos que foram marcados pela ditadura militar brasileira de 1964, traçando um paralelo com o Brasil de hoje. O filme é fruto de quatro anos de pesquisa de Diego, radicado em Olinda há sete anos, junto aos arquivos liberados do extinto Departamento de Ordem e Polícia Social (Dops). Diego também acompanhou as investigações da Comissão de Memória e Verdade de Pernambuco sobre aquele período e ainda contou com as memórias orais e os acervos particulares de pessoas que vivenciaram a época e que protagonizam o filme.

“Estamos muito felizes com o convite porque o filme trata de um assunto muito atual, a ruptura de um ciclo democrático, que interferiu no passado e agora volta a interferir na vida dos brasileiros. Esperamos que sirva de reflexão para quem o assistir. Interessante é que ele será exibido em um cinema que ganhou o nome de um dos líderes da Revolução Pernambucana de 1817, o Frei Caneca”, destacou Diego Di Niglio.

Da Redação.

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos