UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 28 de março de 2024

Coletivo fala alto organiza moradores em Recife

Leia também

O Coletivo fala Alto, nasceu no alto do pascoal em maio de 2018 com o intuito de movimentar cultural e politicamente o bairro de Água Fria, em Recife-PE. Composto por moradores das comunidades do alto do Pascoal, alto Santa Terezinha e alto José Bonifácio, o Coletivo já realizou várias atividades, como uma roda de dialogo sobre violência doméstica (com a participação do movimento de mulheres Olga Benário), organizou um curso de fotografia com câmera de celular para os jovens e realizou uma das pré conferências de segurança pública com o tema ‘encarceramento em massa’.  Além disso, participam da organização do Fala Alto no Free, também conhecido como “batalha do COMPAZ( Centro Comunitário da Paz)” e do recital FalaAlto.

Mesmo com pouco tempo de criação, o coletivo Fala Alto procura se firmar como uma organização que incentiva os moradores da comunidade a reclamarem, mostrando que só a organização do povo pode trazer mudanças para nossas vidas. Com um viés anticapitalista, o coletivo procura em suas atividades trazer para a população uma nova perspectiva cultural e política, incentivando a cultura hip hop e dialogando sobre temas que fazem parte do dia a dia dos trabalhadores, denunciando que a origem dos problemas que mais nos afligem, como a pobreza, o saneamento básico precário, a violência, o racismo, etc existem porque vivemos numa sociedade baseada na exploração dos ricos pelos pobres.

Falar sobre política com a juventude que não está no movimento estudantil, com os jovens que trabalham e não frequentam escola ou universidades, ou que estão até desempregados é algo que não acontece com muita frequência. Por conta disso, o coletivo fala alto participa da batalha de mcs que acontecem em frente ao compaz do alto santa Terezinha, dando suporte e buscando sempre incentivar a leitura e o estudos nesses jovens, além de estar organizando a segunda edição do ‘brincando a vera na rima’, que é um evento onde trazemos grupos artísticos locais para se apresentarem para a comunidade.

O coletivo fala alto também possui um grupo de estudos que se reúne nas segundas feiras, lendo livros e textos marxistas, pois o liberalismo e o pós modernismo são ideologias que aparecem com mais frequência nos movimentos sociais e devem ser combatidos.

O coletivo fala alto convida todos aqueles que também moram em altos, morros, vielas, córregos, a realizarem o mesmo em suas comunidades e unir forças para construir um mundo melhor para o nosso povo!

Ana Carolina

 

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos