UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 27 de abril de 2024

Movimento Olga Benario promove debate em Comunidade Quilombola

Atividade aconteceu em homenagem ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Ésio Melo
Redação Alagoas


Foto: Jornal A VerdadeCERTIFICAÇÃO – Comunidade Quilombola Tupete (Canapi) certificada em 27/12/2010.


ALAGOAS – O Movimento Olga Benário promoveu no último domingo, 4 de agosto, uma reunião com as mulheres da Comunidade Quilombola Tupete, localizada na Zona Rural de Canapi, Sertão de Alagoas.

O debate, realizado na Sede do Quilombo, contou com a participação de 20 mulheres e teve como tema “luta e resistência da mulher negra”. A atividade homenageou o Dia Mulher Negra Latino-americana e Caribenha e de Tereza de Benguela, dia 25 de julho.

“Conversamos sobre a importância da organização e da luta da mulher negra, principalmente diante dessa conjuntura de retrocessos, passando por temas como a violência doméstica, o direito à água e a luta pela educação e a aposentadoria”, esclareceu Luzane Rodrigues, representante do Olga e da coordenação estadual da Unidade Popular.

Foto: Jornal A VerdadeREPRESENTANTES – Luzane Rodrigues e Janailma Santos representaram o Movimento de Mulheres Olga Benário no evento.


A comunidade Quilombola Tupete, oficialmente reconhecida pelo Estado desde 2010, é liderada por mulheres. Nela, moram 73 famílias que convivem com o problema do acesso à água potável, já que não possuem água encanada. Graças à luta, a comunidade já conquistou um posto de dessalinização de água.

Este foi apenas o primeiro encontro entre o movimento de mulheres e a comunidade quilombola. A expectativa é de mobilização conjunta em defesa dos direitos. Dia 13 de agosto, a Unidade Popular e o movimento Olga Benário já pretendem envolver a comunidade na construção de um ato em Canapi em defesa da aposentadoria e da educação.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes