Fundada em 2010, a Associação Regional de Estudantes Secundaristas do Grande ABC é uma importante entidade de luta estudantil que se caracterizou, em 2013, na grande mobilização em defesa do passe livre estudantil para a região. Na atual conjuntura de ataques à educação e aos direitos dos trabalhadores, o Conselho Regional de Grêmios votou por sua refundação.
Gabriel Francisco e Hendryll Luiz
SÃO PAULO – O Conselho Regional de Grêmios do Grande ABC Paulista reuniu neste sábado, dia 21 de Setembro, dezenas de estudantes, de diversas escolas, para pautar a atual condição das escolas e da educação na região do Grande ABC e até no estado de São Paulo. Houveram participações e representantes de entidades estudantis como a FENET, UBES, Correnteza, e outros movimentos e entidades.
O Conselho foi recebido inicialmente com as falas de conjuntura mesa, onde foi apontado os graves problemas da educação e a importância deste conselho. Não demorou muito para que fosse aberto o momento de fala, onde diversos estudantes começaram a apontar a situação de sua escola, e a similaridade dos problemas apresentados. A revolta foi determinante. Essa agitação dos estudantes fez com que as denúncias se transformassem em discursos de apoio á uma entidade que os represente, a ARES-ABC, e, posteriormente, em palavras de ordem.
Tamanha a indignação dos estudantes no ABC que em suas falas as lágrimas e a comoção se fizeram presentes. Isso demonstra, na prática, como é importante a refundação de uma instituição que lute pela educação dos secundaristas, que lute para garantir uma merenda, o direito a uma biblioteca decente, que informe os estudantes qual é o papel de um grêmio, que se importe com a estrutura da instituição escolar, que possa entrar nas escolas e falar diretamente com os alunos, ouvi-los e apoiá-los acima de tudo. Com tantos cortes e precarizações, os estudantes precisam hoje de uma entidade que tenha capacidade de mobilizar os estudantes na luta por seus direitos.
Desse modo, foi aprovado por meio de votação a reconstrução da ARES-ABC. E ainda mais, os estudantes elegeram a comissão gestora resposável por organizar o 3° ConARES, que elegerá a nova diretoria da entidade.
Assim ocorreu o evento, entre abraços e gritos de motivação, o estudante marca mais uma vez o solo histórico do Grande ABC Paulista. A determinação e a esperança desses estudantes tem trilhado o caminho da luta, e com tanto esforço é evidente que os direitos estudantis serão conquistados e que cada punho cerrado que foi levantado nesse conselho é a garantia que a educação será prioridade daqui em diante!