UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 25 de abril de 2024

MLB realiza Congresso Nacional em Recife

O Congresso reuniu cerca de 300 delegados de diversos Estados do país e discutiu sobre o direito à cidade, a violência urbana, a carência de creches, entre outros temas centrais à vida do povo trabalhador.

 Isabella Alho, Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas


LUTA POPULAR – Nos dias 13, 14 e 15 de setembro, cerca de 300 delegados, eleitos em cada Estado onde o Movimento de Luta nos Bairros Vilas e Favelas se organiza, estiveram reunidos em Recife (PE) no 5º Congresso Nacional do MLB. Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul marcaram presença no Congresso que, além de comemorar os 20 anos de existência do movimento, contribuiu para o alinhamento em escala nacional das políticas do MLB para o próximo período.

Uma grande marcha que saiu da Praça do Derby e terminou no Centro de Formação Paulo Freire, local da mesa de Abertura do Congresso, deu início ao primeiro dia de atividades. Compondo a mesa de abertura estavam pessoas importantes para a história do MLB como Edval Cajá, Leonardo Péricles (presidente da Unidade Popular pelo Socialismo), Frei Gilvander, MTST, Frente de Evangélicos, Guita Kozminsky (do Movimento de Mulheres Olga Benario) entre outros.

Dia 14, o segundo dia do evento, ocorreram os grupos de debate sobre direito à cidade, mulheres, comunicação, juventude e violência urbana onde foram encaminhadas várias propostas como a jornada de luta em defesa da moradia, realizar ocupações e manifestações onde o MLB está organizado, articulação com o Movimento de Mulheres Olga Benario, etc.

No terceiro dia de congresso (15), foi a vez dos informes do trabalho do MLB em cada Estado, seguido de um documentário sobre a história de 20 anos do MLB e, por fim, a eleição da nova Coordenação Nacional que vai ficar a frente dessas lutas com a tarefa de organizar o povo pobre em cada bairro e em cada ocupação para lutar pelo direito humano de morar dignamente.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes