UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Unidade Popular (UP) realiza ação em defesa das obras do metrô na Brasilândia

A Unidade Popular se posicionou em apoio a construção da nova linha, pois ela representará um serviço importante a disposição dos trabalhadores da região que precisam se locomover pela cidade com maior qualidade.

Pedro Lima


Foto: Pedro Lima/Jornal A Verdade

SÃO PAULO – No sábado (26) a Unidade Popular pelo Socialismo fez uma ação em defesa da retomada das obras do metrô da Linha 6 na Brasilândia. Durante a ação, os integrantes da UP panfletaram pelo bairro para aumentar a mobilização das pessoas em defesa de um metrô público e de qualidade e para a retomada das obras que estão paradas a mais de 3 anos. Além da ação de panfletagem, houve uma assembleia na Igreja de Zinco com moradores da região para definir os rumos de futuras mobilizações.

A linha 6 tem um histórico de concessões tendo vários prazos prometidos. O primeiro prazo foi de que as obras seriam entregues em sua totalidade em 2012, porém com o atraso das obras o prazo foi estendido para 2013, depois 2014, 2017, 2019, 2020 e agora está prevista para 2021.

As obras originalmente previstas para ter o seu início em 2010, só se iniciaram em 2015 por conta da negligência do estado e do consórcio “Move São Paulo” formado pelas empresas Odebrecht, Queiroz Galvão, UTC Participações e Fundo Eco, após várias tentativas de homologação do contrato de PPP (Parceria Público Privada). Em setembro de 2016 o consórcio anunciou a suspensão das obras sem prazo pra retomada.

Além do gasto de dinheiro público com essa parceria, várias casas foram desapropriadas para as obras e existem vários canteiros que causam transtornos à população da região.

Fotos: Pedro Lima/Jornal A VerdadeTrabalhadoras recebendo o panfleto da Unidade Popular Pelo Socialismo.



Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes