UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

terça-feira, 23 de abril de 2024

Nova ocupação Maria Felipa, a luta continua!

200 famílias acabam de dar vida à Ocupação Maria Felipa, em um prédio abandonado há 20 anos pelo Governo do Estado, entre elas as 120 famílias que ocupavam o antigo Hospital Couto Maia, despejadas violentamente, organizadas pelo MLB – Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas.

Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas


Thumbnail

Na noite de sexta, 200 famílias, entre elas as 120 famílias que ocupavam o antigo Hospital Couto Maia, despejadas violentamente, organizadas pelo MLB – Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas ocuparam o galpão Navegação Bahiana abandonado há mais de vinte anos pelo Governo do Estado, localizada no fim de linha da Ribeira, na Cidade Baixa.

https://www.facebook.com/AVerdadeJornal/videos/438141090427248/

As famílias lutam pelo seu direito à moradia digna, garantido pela Constituição Federal e reafirmam a resistência da Maria Felipa, mesmo após o recente despejo violento e ilegal feito à mando do Governador Rui Costa, no antigo Hospital Couto Maia.

Para Eslane Paixão, Coordenadora do MLB e Presidenta Estadual da UP, “As guerreiras e guerreiros que constroem essa luta são herdeiros de Maria Felipa, e a luta corre no nosso sangue. Por isso, esse nome foi batizado para a Ocupação. A escolha de colocar dezenas de batalhões policiais pra despejar crianças, trabalhadores e trabalhadoras não resolve o problema da moradia dessas famílias. Em tempos de fascismo e retirada de direitos, a construção do poder popular é pra ontem!”.

Na opinião de Victor Aicau, a luta por moradia tende a crescer a cada dia: “Hoje somos cerca de 452 mil pessoas que não tem casa própria na Bahia. O povo não tem outra saída, se não lutar pelo direito de ter onde colocar seus filhos pra dormir no final do dia. Por isso, entendemos que é necessário uma profunda reforma urbana no nosso país, e não de polícia despejando trabalhador. Como disse o patrono da nossa Escola de Formação Popular, Carlos Marighella, a única luta que se perde é aquela que se abandona. Não desistiremos até alcançarmos o nosso direito.”

Nesse momento, o Movimento exige que o Governo negocie uma solução para a moradia dessas 250 famílias e um espaço para o funcionamento da Escola de Formação Popular Carlos Marighella.

O MLB é um Movimento Nacional que luta pela Reforma Urbana e o Socialismo, completando 20 anos de existência esse ano. Em Salvador, O MLB organizou a Ocupação Luisa Mahin em 2016. No dia 29 de novembro de 2019, foi construída a Ocupação Maria Felipa no antigo Hospital Couto Maia, abandonado há 1 ano e 7 meses, no bairro do Bonfim. No dia 20 de dezembro, nas vésperas do Natal, foi feito o despejo de mais de 100 famílias e 54 crianças, numa operação feita de madrugada, ilegalmente, com bomba de gás lacrimogêneo, spray de pimenta em crianças e idosos, violentando brutalmente os ocupantes.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes