UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 18 de abril de 2024

Crise da água no RJ: o desmonte da CEDAE como estratégia para privatização

O Rio de Janeiro está passando por uma severa crise de saúde pública devido à queda brusca na qualidade da água distribuída em várias regiões do Estado. A mídia burguesa vêm noticiando os fatos soltos, de maneira propositalmente isolada e desconexa, buscando evitar que a população perceba a conexão que existe entre a contaminação da água e a atual gestão da CEDAE, que trabalha para privatizar a empresa.

Raphael Assis
Rio de Janeiro


Foto: Reprodução

Amarela, turva, viscosa e fedida: é assim que a água está chegando há mais de duas semanas nas casas de grande parte da população do Rio de Janeiro e região metropolitana. Foram os próprios moradores que começaram a denunciar pela internet a péssima qualidade da água fornecida pela companhia estadual de águas e esgotos, a CEDAE. Paralelamente, o número de internações nos hospitais públicos em decorrência de diarreia aumentou 200% em relação ao mesmo período do ano passado

Apesar disso, a direção da CEDAE insistiu dias a fio na afirmação de que não havia nenhum problema na água para o consumo humano, o que logo oi desmentido pela comunidade científica do Rio de Janeiro. Apenas no último dia 07, quase uma semana depois do início do problema, foi que a CEDAE lançou uma nota oficial de “esclarecimento”, na tentativa de acalmar os ânimos e supostamente explicar o que estava acontecendo.

De maneira superficial e sem apresentar qualquer tipo de documentos científicos, a empresa disse que técnicos haviam terminado, naquele dia, algumas análises na estação de tratamento do Guandu, que haviam sugerido a presença de uma substância química chamada geosmina, produzida por algas que se reproduzem quando a água não está sendo bem tratada.

Ao admitir a existência em grande quantidade dessa substância na água, a CEDAE revela que não tem cumprido com uma das exigências do Ministério da Saúde, que determina que a empresa faça uma medição, de hora em hora, da água tratada. Ou seja, caso essa medição estivesse sendo feita de maneira regular, a presença da geosmina teria sido detectada antes que a água chegasse nas torneiras da população, o que obviamente não aconteceu.

Mesmo assim, a empresa seguiu na defesa de que a água podia ser consumida sem problemas. “A substância não oferece riscos à saúde, mas altera o gosto e o cheiro da água”, diz a nota.

Aqui fica explícita a desonestidade da atual gestão da CEDAE, pois simplesmente omite a informação de que, em quantidades elevadas, a geosmina pode, sim, oferecer riscos à saúde. Além disso, esse risco só pode ser realmente medido quando são feitos testes para identificar a presença de outros micro-organismos na água, os quais poderiam interagir com a geosmina e, aí sim, ocasionar sérios problemas para a saúde dos consumidores. “É estranho a CEADE dizer que a geosmina não faz mal diante desses episódios. Se a água fornecida pela empresa está inocente, não está causando dano nenhum à população, cabe ao governo explicar o aumento de casos de diarreia, dores abdominais e vômito nas UPAs”, defende Edimilson Migowski, infectologista e diretor de relações externas da UFRJ.

Desmonte e má gestão da CEDAE

Hélio Cabral, da tragédia de Mariana à presidência da CEDAE

Somente esta semana é que o presidente da companhia, Hélio Cabral, resolveu se pronunciar publicamente sobre o assunto. Ele pediu desculpas à população, mas se limitou a isso, já que, na verdade, nenhuma solução concreta foi apresentada. Prometeu ainda que o problema seria resolvido até a próxima semana com a inserção de carvão ativado na água, que reduziria a quantidade de geosmina.

Cientistas, entretanto, contestam a efetividade da medida, pois não há certeza de que o carvão vai funcionar, ainda mais se for comprovado que a contaminação está sendo ocasionada também por outras substâncias além da geosmina.

O fato é que a política de desmonte da CADAE, iniciada ainda no governo Cabral/Pezão, e aprofundada na atual gestão Witzel, é a verdadeira responsável pela crise hídrica que afeta o Rio de Janeiro e atinge principalmente a população mais pobre.

Dias após ter assumido a presidência da companhia, Wilson Witzel e Hélio Cabral demitiram 54 engenheiros de carreira da CEDAE, entre eles os cinco mais experientes e competentes analistas de qualidade da água. À época, o argumento para a medida foi “contenção de despesas” e “enxugamento do Estado”. Não pode ser mera coincidência todo esse problema logo após o desligamento de pessoas que trabalhavam verificando a qualidade da nossa água!

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Rio de Janeiro (ABES-RJ) chegou a alertar sobre as possíveis consequências negativas das demissões de parte do corpo técnico responsável pelo controle de qualidade da água. Mesmo assim, o governo do Estado e a CEDAE fizeram ouvidos de mercador. Em outras palavras, cometeram crime de responsabilidade contra a saúde pública e precisam, por isso, ser punidos.

Descaso com a vida e a saúde do povo

O descompromisso e a irresponsabilidade com a vida humana são características do governador Witzel e de Hélio Cabral. Enquanto o primeiro promove uma verdadeira política de extermínio em comunidades pobres do Rio de Janeiro, o segundo foi conselheiro da empresa Samarco e responde na Justiça por homicídio com dolo eventual (quando se assume o risco de matar) por causa da tragédia que matou 19 pessoas em Mariana (MG), em 2015. Segundo o Ministério Público, Cabral sabia dos riscos de rompimento da barragem de rejeitos de mineração.

Mesmo assim, Witzel entendeu que Hélio Cabral seria o melhor nome para presidir a CEDAE. A impressão é que a escolha, no mínimo eticamente questionável, tem por objetivo acelerar o desmonte da empresa, sabotando a qualidade de seus serviços para, assim, confundir a opinião pública e facilitar a privatização total da CEDAE. Tal suspeita só se fortalece quando o próprio Cabral afirma que o tratamento da reserva de Guandu depende do dinheiro da venda da empresa. O clima de chantagem é gritante.

Vale lembrar que a venda da CEDAE foi uma das condições impostas para a aprovação do “socorro fiscal” ao Estado, aprovado em 2017, ainda no governo Temer. Pelo acordo, o banco BP emprestou ao Rio de Janeiro 2,9 bilhões de reais a juros que ultrapassam 10% anuais. Em troca, a CEDAE deveria ser vendida até 2020, fato que enfrenta grande resistência da população, que sabe que a privatização trará aumento das tarifas e queda na qualidade dos serviços.

Sabendo disso, o governador Witzel mudou o discurso e fala agora que não há mais pressa em vender por inteiro a empresa. Na verdade, o objetivo é fracionar a CEDAE e vendê-la aos poucos, especialmente os setores mais lucrativos, que são o tratamento de esgoto e a distribuição da água. Pela proposta, seguiriam públicos os setores de acumulação e tratamento d’água, justamente os menos rentáveis e que exigem maiores investimentos.

Água não é mercadoria!


Em dezembro do ano passado, o governo do Estado apresentou o plano proposto pelo BNDES para a privatização da CEDAE. Segundo a estratégia, o Rio de Janeiro seria dividido em quatro grandes regiões, cujos tratamentos de esgoto e distribuição de água seriam vendidos para quatro empresas privadas diferentes, deixando sob suas responsabilidades a garantia do acesso à água para toda a população.

Com isso, a gestão Witzel, que durante a campanha chegou a se colocar contra a venda da CEDAE, apenas reorganiza a empresa para vendê-la mais facilmente.

Porém, todos sabem que a privatização dos serviços de abastecimento e saneamento causam enormes prejuízos à população e beneficia apenas os lucros das grandes empresas do setor. De fato, em Niterói, depois que a distribuição de água e tratamento de esgoto foram colocados nas mãos da iniciativa privada, esses serviços apresentam índices baixíssimos de qualidade e satisfação entre a população.

Na verdade, o plano de venda de Witzel visa aguardar que o Congresso Nacional decida sobre o novo Marco Regulatório do Saneamento Básico, em discussão desde o ano passado. Caso seja aprovado o projeto de lei de autoria do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que também é acionista da Coca-Cola e da Ambev, o capital privado terá toda a liberdade para se apoderar do saneamento e dos serviços de água e esgoto do país, transformando definitivamente em mercadoria o que deveria ser um direito.

Outro ponto polêmico da proposta do “senador Coca-Cola” é o que torna, na prática, mais brandas as exigências de fiscalização do tratamento da água, beneficiando as empresas que, no futuro, passariam a receber a concessão também do tratamento.

Resumindo, as últimas notícias espalhadas pela grande mídia de que Witzel estava “freando” o processo de privatização da CEDAE, na verdade não passam de uma estratégia de tentar esconder sua real intenção: esperar o momento certo para entregar a CEDAE à iniciativa privada e aumentar suas possibilidades de lucro.

Diante deste cenário, já está mais do que comprovado que as elites buscam formas de enriquecer a todo custo, até mesmo com a privatização de um recurso natural essencial à vida humana. Fica claro, também, que dentro do sistema capitalista, enquanto a classe trabalhadora estiver amarrada aos interesses dos grandes empresários e do capital financeiro, não teremos nenhuma garantia de uma vida digna.

Se até mesmo a sede do povo é usada como ferramenta para aumentar as riquezas desses magnatas, não resta dúvidas de que a classe trabalhadora, a mais afetada com esses ataques, precisará encabeçar a luta contra as políticas destrutivas que buscam gerar lucros em detrimento de nossa saúde.

Quanto à necessidade da luta contra a privatização da água, não só no Rio, mas também em todo o Brasil, não existe meio-termo: só há uma resposta a ser dada a essa situação, e essa resposta é a luta radicalizada e organizada do povo nas ruas. É preciso que em todo país consolide-se uma grande unidade entre os trabalhadores para derrubar esses pacotes de venda da água.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes