UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 16 de novembro de 2024

Estudantes homenageiam Emmanuel Bezerra

Outros Artigos

Reportagem anexada na edição 223 do jornal impresso, página 07.

Redação


Foto: Jornal A Verdade

RIO GRANDE DO NORTE – No último dia 1º de novembro, foi realizado o 9° Congresso da União dos Estudantes Secundaristas Potiguares (Uesp), em Natal, no auditório do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Natal-Central. 

Com a presença de mais de 160 estudantes de escolas municipais, estaduais e do IFRN, este foi o maior congresso da Uesp, sendo um espaço de amplos debates sobre a precarização das escolas, além das discussões sobre a atual conjuntura do país e a necessidade de os estudantes se organizarem contra os ataques sofridos no governo do fascista Jair Bolsonaro.

Na mesa de abertura tivemos as saudações de Alex Feitosa, da Unidade Popular e do MLB; Inaê Naiara, do Movimento de Mulheres Olga Benario; André Nobre, do Sinasefe; José Arnóbio, diretor-geral do campus que recebeu o evento; Marina, do Grêmio Estudantil Djalma Maranhão; Adriane Nunes, do Movimento Todas as Vozes do IFRN; Mateus Freitas, da União da Juventude Rebelião; e Marcos Alexandre, da Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico.

Os estudantes lembraram no congresso a história de luta do movimento estudantil, principalmente a luta de Emmanuel Bezerra dos Santos, estudante potiguar morto durante a ditadura militar por defender um país mais justo. 

O congresso foi marcado por uma longa agitação dos estudantes, que, a todo momento, puxavam palavras de ordem, em defesa dos direitos da juventude e deixando um recado bem claro de resistência ao Governo Bolsonaro. 

Em seguida, ocorreu uma plenária sobre a União da Juventude Rebelião, com a participação de dezenas de estudantes que estavam no congresso. A plenária expôs a emergência em aumentar ainda mais a organização dos estudantes, não somente em defesa da educação, mas também na defesa de uma sociedade mais justa, onde o lucro dos ricos não aumente a cada ano e o povo deixe de passar fome.

Na plenária final, foram apresentadas as propostas, assim como um balanço das lutas que a entidade construiu nos últimos anos, incluindo a grande participação dos tsunamis da educação em 2019. Também foi apresentada a chapa “Rebele-se pela Educação”, composta por estudantes de diversas escolas que estiverem presentes nas últimas lutas em defesa da educação e dos direitos da juventude. Esta chapa foi eleita por unanimidade, tendo na presidência Matheus Araújo, do IFRN Central, e na vice-presidência Sammara Beatriz, do Floca, tendo na sua defesa pontuado a construção de uma Uesp mais interiorizada e que tenha como prioridade a luta pelo passe-livre estudantil e contra o governo Bolsonaro. 

O 9° Congresso demostrou que a juventude potiguar segue o exemplo do companheiro Emmanuel Bezerra, que continua na luta contra a retirada dos direitos da juventude e contra o fascismo.

Conheça os livros das edições Manoel Lisboa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes