UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

domingo, 25 de setembro de 2022

Apes realiza seu 9º Congresso na Paraíba

Reportagem anexada na edição 223 do jornal impresso, página 07.

Redação


Foto: Rafael Freire/Jornal A Verdade

PARAÍBA – No dia 14 de novembro, foi realizado, em João Pessoa, o 9º Congresso da Associação Paraibana dos Estudantes Secundaristas (Apes). A atividade contou com a presença de cerca de 70 delegados, vindos de 12 escolas da Capital. Compuseram a mesa de abertura representações do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (Sintep-PB), Associação dos Professores em Licenciatura Plena da Paraíba (APLP), deputada estadual Estela Bezerra (PSB), Movimento de Mulheres Olga Benario e  Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (Fenet). Também fizeram saudações ao Congresso os cinco grêmios estudantis presentes.

À tarde, o professor Rafael Pires deu uma palestra sobre os rumos da educação pública no Brasil e na Paraíba, destacando a luta pela renovação do Fundeb. Em seguida, os estudantes se dividiram em três grupos de debate (movimento estudantil; ensino técnico; e mulheres e opressões), onde expressaram suas opiniões e elaboraram propostas para que a Apes avance em seu trabalho de base.

Já na plenária final, foram apresentadas as propostas saídas dos grupos e submetidas à votação, transformando-se num plano de lutas. Também foi eleita uma nova diretoria, que ficará à frente da entidade pelos próximos dois anos. O estudante Matheus Pereira foi eleito o novo presidente da Apes.

“É um orgulho assumir a presidência desta entidade, pois ela é a única que, de fato, representa e mobiliza os estudantes da Paraíba para lutar por uma educação de qualidade. Estamos reorganizando vários grêmios na base e, com uma gestão composta por representantes de várias escolas, temos a certeza de que as lutas em 2020 serão maiores ainda”, destacou Matheus.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes