UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quarta-feira, 24 de abril de 2024

Apes realiza seu 9º Congresso na Paraíba

Reportagem anexada na edição 223 do jornal impresso, página 07.

Redação


Foto: Rafael Freire/Jornal A Verdade

PARAÍBA – No dia 14 de novembro, foi realizado, em João Pessoa, o 9º Congresso da Associação Paraibana dos Estudantes Secundaristas (Apes). A atividade contou com a presença de cerca de 70 delegados, vindos de 12 escolas da Capital. Compuseram a mesa de abertura representações do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (Sintep-PB), Associação dos Professores em Licenciatura Plena da Paraíba (APLP), deputada estadual Estela Bezerra (PSB), Movimento de Mulheres Olga Benario e  Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (Fenet). Também fizeram saudações ao Congresso os cinco grêmios estudantis presentes.

À tarde, o professor Rafael Pires deu uma palestra sobre os rumos da educação pública no Brasil e na Paraíba, destacando a luta pela renovação do Fundeb. Em seguida, os estudantes se dividiram em três grupos de debate (movimento estudantil; ensino técnico; e mulheres e opressões), onde expressaram suas opiniões e elaboraram propostas para que a Apes avance em seu trabalho de base.

Já na plenária final, foram apresentadas as propostas saídas dos grupos e submetidas à votação, transformando-se num plano de lutas. Também foi eleita uma nova diretoria, que ficará à frente da entidade pelos próximos dois anos. O estudante Matheus Pereira foi eleito o novo presidente da Apes.

“É um orgulho assumir a presidência desta entidade, pois ela é a única que, de fato, representa e mobiliza os estudantes da Paraíba para lutar por uma educação de qualidade. Estamos reorganizando vários grêmios na base e, com uma gestão composta por representantes de várias escolas, temos a certeza de que as lutas em 2020 serão maiores ainda”, destacou Matheus.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes