UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 26 de abril de 2024

1ª Virada Cultural Feminista de Garanhuns

A 1° Virada Cultural Feminista: pela ocupação dos espaços públicos da cidade, aconteceu na cidade de Garanhuns (PE) no último dia 25 de janeiro, no Colunata, no centro da cidade, e foi organizado pelo Movimento de Mulheres Olga Benário de Garanhuns em parceria com o coletivo @arte na rua e contou com o apoio de diversas entidades e movimentos sociais.
Redação Garanhus (PE)


Foto: Movimento Olga Benario

Durante a parte da manhã tivemos rodas de conversa sobre a mulher negra e a saúde mental da mulher, onde foi debatido o adoecimento da mulher físico e psicológico devido as condições que vivemos, a sobrecarga do trabalho doméstico, de cuidados com filhos e outros parentes que fica sob responsabilidade da mulher, das inúmeras violências que sofremos e que na forma que a sociedade se organiza atualmente a mulher negra sofre ainda mais.

Aconteceu ainda a apresentação do grupo de mulheres perola negra de Caetés, cidade vizinha a Garanhuns. Na parte da tarde tivemos rodas de conversa sobre violências contra a mulher, sexualidade feminina e o papel do homem na luta contra a opressão a mulher. Aconteceu o momento da visibilidade Trans onde várias meninas Trans trouxeram seus depoimentos, as dificuldades que encontram no dia a dia e os preconceitos que sofrem por serem mulheres Trans e também a necessidade de lutar por seus direitos.

Ao longo do dia foram oferecidos serviços como reiki, tranças nos cabelos, pintura de roupas, houve vendas de roupas e acessórios no bazar do Olga e dos integrantes do arte na rua, vendas de artesanatos feitos por mulheres artesãs e artistas  da cidade. No fim de tarde e início de noite tivemos muita música e declamação de poesias com a @DJ Vanellope que animou a festa com músicas de mulheres, a poetisa Fernanda limão que nos encantou e nos fez refletir com suas poesias autorais e no fechamento do evento estivemos com @Bella Kahum que cantou várias músicas nacionais e nos encantou com sua presença.

Finalizamos o evento com uma enorme sensação de satisfação pela intervençâo política na cidade , pelos contatos que pegamos para crescer o movimento e lutar por nossas bandeiras e por protagonizarmos esse momento de discussão sobre o feminismo, sobre a  política, nossos direitos, a nossa saúde física e mental e as estratégias que podemos ter para fazer enfrentamento ao machismo e ao capitalismo.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes