UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 29 de março de 2024

Demissões em massa na Rappi: um crime contra os trabalhadores

Leia também

A empresa Rappi, já conhecida pelo descaso com a morte do entregador Thiago Dias em julho de 2019, mais uma vez demonstrou sua preocupação com o lucro acima de tudo, realizando uma nova demissão em massa nas primeiras semanas de janeiro. Trabalhadores de diversos cargos foram demitidos, mas principalmente os operacionais.

Gabriela Lopes


Foto: Arquivo

De acordo com relatos de ex funcionários postados em redes sociais, a empresa além de manter diferentes salários para funcionários exercendo a mesma função e pressionar por metas e resultados, realizou a demissão a chamando de reestruturação por crescimento desorganizado.

A Rappi, assim como diversas startups, obedece às ordens do seu grupo de investidores. Funcionários recém contratados ou com mais tempo de casa, foram demitidos durante o dia de trabalho, com total desrespeito por parte dos seus líderes. Muitos ainda relatam casos de depressão, além de cálculos de rescisão feitos de forma incorreta.

Não só a Rappi, mas empresas como 99, Uber, Ifood, Nubank e Quinto Andar, vendidas pela mídia burguesa para a juventude como sonho de trabalho, terceirizam a maior parte do seu atendimento às velhas empresas conhecidas pela precarização das posições de call center como Atento, Concentrix, Teleperformance, Liq, entre outras, obrigando muitos funcionários a assinarem contratos em que não podem divulgar que prestavam serviços para os unicórnios do capitalismo que lucram também acima dos trabalhadores (entregadores e motoristas) informais.

O desenvolvimento das relações de produção no capitalismo jamais poderão representar uma melhoria real nas condições de vida dos trabalhadores e os reflexos da crise de 2008 que se arrastam até hoje são prova disso. A mudança do mercado de trabalho tratada pelos capitalistas como um grande avanço na produção, na verdade piora a vida do nosso povo e precariza as condições de suas relações trabalhistas. O exemplo da Rappi é um entre milhões que nosso povo enfrenta no Brasil, principalmente depois da aprovação da reforma trabalhista de Temer em 2017.

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos