UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 18 de abril de 2024

Discurso de Bolsonaro: arma do capital para matar o povo

Por Haroldo Neto – Ceará

Diante da epidemia de Covid-19, que vem se alastrando por nosso país, o fascista Bolsonaro e seus seguidores vêm espalhando um discurso negacionista de que o vírus, que já matou mais de 170 mil pessoas no mundo todo, trata-se apenas de uma simples “gripezinha” e que o povo precisa voltar a trabalhar pelo bem da economia brasileira.

Bolsonaro não espalha esse discurso por simples estupidez, existe um interesse de classe muito claro por trás dele, ou seja, a ganância dos empresários em manter os trabalhadores produzindo e continuando gerando lucros para eles. Claro, se o isolamento acabar, quem terá que lidar com as consequências da propagação do vírus serão exclusivamente os trabalhadores e as trabalhadoras, já que os empresários permanecerão administrando suas empresas do conforto de suas casas ou mansões. Dessa forma, eles permanecem seguros e continuam lucrando às custas da saúde e da vida da classe trabalhadora.

O filósofo revolucionário Karl Marx explica que o capitalismo é um sistema que, para justificar sua lógica de acumulação de riquezas, necessita coisificar pessoas e humanizar coisas. Por isso, não surpreende que Bolsonaro e seus partidários coloquem a “economia” (leia-se o lucro dos capitalistas), acima da vida da população.

Por isso, diante dessa ofensiva criminosa contra os trabalhadores, faz-se necessário uma ampla campanha de denúncias e de conscientização do povo no sentido de explicar a quem interessa que o isolamento social acabe. Além disso, também é necessário mostrar ao povo que a única forma do governo garantir sustentação financeira e equipamentos de saúde suficientes para a população é se nosso país deixar de ser uma república de banqueiros que destina metade do seu PIB para o pagamento de uma falsa dívida pública e se torne um governo do povo para o povo.

O dinheiro que hoje vai parar nos bolsos dos banqueiros precisa estar a serviço da população, mas para que isso seja possível, precisamos de um governo verdadeiramente popular, e por isso que o fora Bolsonaro é urgente. A única saída é tirarmos esse governo assassino do poder e construirmos o poder popular.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes