Sarah Domingues
FLORIANÓPOLIS (SC) – No dia 20 de julho aconteceu última aula do Curso de Formação Marxista da UJR da Região Sul do país. Foram seis módulos distribuídos em doze aulas pensadas à luz do curso da Escola Nacional de Formação Política e Ideológica Manoel Lisboa, abordando os temas da filosofia marxista, da concepção materialista da história, da economia política, do Estado, do imperialismo e da economia socialista, em que os professores Carlos Henrique, Patricia Egerland, Vinicius Stone, Julia Ew e Sarah Domingues, militantes da União da Juventude e Rebelião (UJR), apresentaram para cerca de 30 alunos os princípios básicos da teoria marxista-leninista, para que cada vez mais a juventude se forme e domine a teoria daqueles que lutam diariamente pela libertação do povo da exploração e da miséria, para que possa disseminá-la e fortalecer cada vez mais a luta por uma nova sociedade.
O curso foi pensado inicialmente para acontecer de maneira presencial, ao longo do primeiro semestre de 2020 no estado do Rio Grande do Sul, mas com a pandemia os encontros presenciais se tornaram impossíveis. No entanto, estudar é uma tarefa indispensável na luta pelo socialismo, e, mesmo com dificuldades, precisava ser cumprida. Sendo assim, o curso foi reformulado, a construção e o público foram ampliados, numa parceria com camaradas de Santa Catarina, e ministrado por plataformas de videoconferência, se tornando inclusive aberto para a participação de mais interessados, que não necessariamente se organizam na UJR.
Apesar das dificuldades das formas virtuais de comunicação, do estudo no ambiente familiar, e das questões psicológicas que uma pandemia mundial coloca para a sociedade, cerca de 20 alunos frequentaram todas as aulas do curso, e colocaram em suas avaliações algo semelhante ao que Dimitrov prevê, que “se sentiram mais capazes.
Além disso, muitos alunos, principalmente aqueles que não têm condições de participar das campanhas de solidariedade que estamos construindo, colocaram que as aulas eram o momento bom de sua semana, que quando a pandemia lhes fazia sentir isolados, enfraquecidos, ocupados com problemas pessoais e sem perspectivas, o curso e seu conteúdo, o debate que havia após cada aula, e a troca entre pessoas de diferentes regiões com relação à conjuntura e suas realidades locais e nacionais proporcionaram uma renovação da esperança num cenário de caos, e a certeza de que somos muitos e seremos vitoriosos.
Com a consciência de que devemos seguir com planos de estudos individuais e de que devemos criar periodicamente novos espaços coletivos de estudo e de debate, seguindo os passos de nosso patrono Che Guevara, encerramos nosso curso com alegria e com a certeza de que estamos do lado certo da história.
Cientes da importância de estudar, lutar e fazer finanças, já que força material se combate com força material, nosso curso será disponibilizado para aqueles que solicitarem por apenas R$ 10 (dez reais). Cada aula contém um texto de apoio, uma videoaula e uma apresentação em powerpoint. Basta enviar um e-mail para o [email protected] com o comprovante de depósito para o Centro Cultural Manoel Lisboa: conta da Caixa Econômica Federal – Ag: 4436 / op: 023 / cc: 475-9.