UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Ocupação do MLB em Jaboatão dos Guararapes-PE

Familias na assembleia da ocupação Paulo Freire no municipio de Jaboatão dos Guararapes-PE

Jaboatão dos Guararapes – O MLB (Movimento de Luta nos Bairros Vilas e Favelas) realizou nesta quarta-feira (10/02) uma nova ocupação no município de Jaboatão dos Guararapes-PE. A ocupação ocorreu no antigo prédio do Fórum de Jaboatão dos Guararapes, que esta abandonada a mais de 10 anos. Ao que tudo indica o imóvel pertence a prefeitura de Jaboatão do Guararapes ou ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

 As cerca de 400 famílias da ocupação aprovaram fazer uma homenagem com a ocupação ao pernambucano Paulo Freire, patrono da educação brasileira que neste ano completa 100 anos do seu nascimento. Paulo Freire sempre defendeu as liberdades democráticas, os direitos humanos, a educação publica e transformadora, ele foi preso e torturado pela ditadura militar. Recentemente tem sofridos vários ataques pelos integrantes do governo militar de Bolsonaro, que deseja acabar com a educação publica e gratuita no nosso país.

Para Kleber dos Santos, coordenador do MLB, a luta pela reforma urbana só vai ocorrer com ações como estas, pois não só em Jaboatão dos Guararapes, mas em todo o Brasil, temos milhares de imóveis que não cumprem a sua função social, somete a luta dos sem tetos organizadas, poder garantir que este imóvel seja destinada a moradia. Ainda informou que  outra preocupação das famílias é com a saúde, devido a COVID-19, assim foi aprovado em assembleia que todas as pessoas na ocupação devem utilizar máscaras, usar álcool em gel e procurar manter o distanciamento.

Com a Covid-19, centenas de famílias se organizaram no MLB, já que muitas ficaram desempregadas ou as que conseguiram manter o emprego ou o “bico”, estão vivendo com salários de fome e miséria, desvalorizados pela crise econômica que está no nosso país. São pessoas que moram em áreas de risco, em favelas, que estão na penúria porque não têm uma moradia digna e estão se organizando no MLB, na luta por uma moradia digna.

No inicio da manha teve confronto com a PM que chegou a atirar spray de pimenta dentro da ocupação, mas as famílias resistiram e por enquanto a situação estava calma no local. Para o MLB as pessoas não têm muitas opções, pois famílias inteiras hoje fazem das ruas, calçadas, praças, pontes e viadutos das grandes cidades os seus lares. Mais do que nunca, o Brasil precisa de uma profunda reforma urbana.

Por Hinamar A. Medeiros – PE

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes