UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 26 de abril de 2024

A Comuna de Paris

“Ela era, essencialmente, um governo da classe operária, o resultado da luta da classe que produz contra a classe que se apropria; a forma política, finalmente descoberta, na qual se podia realizar a libertação econômica do trabalho” (V.I.Lênin)

Com a derrota dos revolucionários em 1848, seguiu-se um período de calmaria no movimento operário europeu e um sentimento de desânimo se apoderou das lideranças remanescentes. Karl Marx, armado das leis da dialética, tranquilizou a todos, afirmando que novas crises se sucederiam e que a luta seria retomada de maneira ainda mais forte.

De imediato, o proletariado não representava nenhuma ameaça, mas a contrarrevolução burguesa resolveu dar um golpe preventivo para impedir um novo ascenso do movimento revolucionário. Em 2 de dezembro de 1851, Luís Napoleão Bonaparte implanta um regime monárquico-ditatorial e se intitula príncipe-presidente com o nome de Napoleão III.

Seguiram-se anos dourados para o capitalismo. Expandiu-se a indústria, a urbanização cresceu e a França dominou outras nações. “A sociedade burguesa atingiu um desenvolvimento que nem ela própria esperava. Sua indústria e seu comércio adquiriram proporções gigantescas”. (Karl Marx, em A Guerra Civil na França)

Mas, ao mesmo tempo em que se desenvolve, o capitalismo gera contradições insolúveis, cavando a sua própria sepultura. Nesse caso, “a especulação financeira realizou orgias; a miséria das massas ressaltava sobre a ultrajante ostentação de um luxo suntuoso, falso e vil. O poder estatal, que aparentemente flutuava acima da sociedade, era, de fato, seu maior escândalo e o viveiro de todas as corrupções”. ( Karl Marx, obra citada)

Na política exterior, em vista de sua expansão colonialista, o regime bonapartista entra em choque com interesses da Prússia, que havia se fortalecido e liderava o processo de unificação da Alemanha, constituindo séria ameaça ao imperialismo francês. À Prússia, interessava guerrear com a França, pois, derrotando-a, estaria livre para dominar toda a Europa. A Napoleão III, interessava guerrear com a Prússia para dar continuidade, sem obstáculos, a sua política de dominação do Continente e, internamente, promover a união nacional, minimizando as reivindicações operárias e trazendo para seu lado a parte insatisfeita da burguesia francesa.

A Prússia provocou o governo francês, deixando de receber seu embaixador, que negociaria concessões territoriais. Considerando uma afronta tal ato, Napoleão III conclamou os franceses à união nacional e declarou guerra à Prússia no dia 17 de julho de 1870.

O proletariado volta às ruas

O proletariado parisiense volta a se mobilizar e a se organizar abertamente a partir do ano de 1862, tendo enviado representantes ao congresso de fundação da Associação Internacional de Trabalhadores (Londres, 1864). No ano seguinte, eclodem inúmeras greves com manifestações de rua e divulgação de um manifesto expondo à população as suas reivindicações. Entre as lideranças do movimento operário parisiense, predominam então as ideias de Blanqui (anarco-socialista) e Proudhon (socialista pequeno-burguês). Em minoria, as teses marxistas do socialismo científico.

Seguindo a orientação da AIT, parte do proletariado francês e alemão resistiu ao que considerava uma guerra de rapina. Nas duas nações, houve manifestações públicas em que se ouvia uma só voz: “Jamais esqueceremos que os operários de todos os países são nossos amigos e os déspotas de todos os países são nossos inimigos”.

Apesar disso, os partidários de Proudhon e Blanqui defenderam o engajamento do proletariado francês na guerra, considerando que se tratava da defesa da nação.

Foi um fracasso para a França. Em seis semanas, o exército imperial se rendeu-se (2 de dezembro de 1870), Luís Bonaparte foi aprisionado e as tropas prussianas marcharam rumo a Paris.

Arde o fogo da Revolução

Ante a derrota de Napoleão III, no dia 4 de setembro eclode uma insurreição em Paris. Operários e a Guarda Nacional ocupam o corpo legislativo e decretam o fim do império. A República é proclamada e eleito um governo provisório, também chamado de Defesa Nacional, composto apenas por representantes da burguesia.

As organizações operárias pediram armas para defender Paris, dado o iminente ataque prussiano. O Governo de Defesa Nacional se acovarda e fala, pela boca do general Trochu, chefe do Estado-Maior: “não podemos nos defender”. O povo, entretanto, exige resistência. O Comando tergiversa, realizando escaramuças em que se deixa derrotar propositalmente, enquanto negocia a paz, até propor abertamente a rendição.

Nem o proletariado civil nem a Guarda Nacional aceitam a rendição. Ao contrário, mobilizam o povo para a defesa da capital. O Governo Provisório capitula com a rendição do Marechal Bezaine, em Metz, no dia 27 de outubro de 1870, retirando 173 mil homens do combate. Diante disso, o proletariado passa a conclamar à derrubada do Governo Provisório, já denominado de traição nacional. Grande manifestação se realiza em Paris no dia 31 de outubro de 1870, exigindo eleições.

A essa altura, as classes dominantes francesas já viam, como principal inimigo, não o invasor prussiano. Mas sim o proletariado parisiense. Desencadeia-se intensa perseguição às organizações operárias e suas lideranças com o fechamento de sindicatos, associações e clubes de trabalhadores.

Paris cercada, sob incessante bombardeio dos invasores, repressão do governo burguês traidor, o povo suporta tudo, menos a rendição. “O frio, a fome, o bombardeio, as longas noites nas trincheiras, as crianças morrendo aos milhares, os mortos semeados nos ataques, tudo isso para acabar na vergonha. Parecia ouvir-se o escárnio prussiano. Em alguns, o assombro tornou-se fúria”. (Lissagaray, Prosper-Olivier, História da Comuna de 1871).

Essa fúria cresceu e foi se tornando coletiva, quando, a 28 de janeiro de 1871, o governo de “defesa” nacional divulgou as bases de um acordo de paz humilhante para a França. A Guarda Nacional, composta por operários, bem como parte do Exército e da Marinha, recusaram-se a entregar as armas, mas depois a maioria recuou, permitindo o avanço das tropas prussianas até os Campos Elíseos, onde estacionaram. Bismarck, comandante prussiano, conforme os termos do acordo, ficou aguardando a eleição da Assembleia Nacional a quem caberia aprovar os termos da rendição final.

Nas condições em que se realizam as eleições, o proletariado é derrotado pelos votos da Zona Rural. A Assembleia propôs a restauração da monarquia e nomeou Thiers, monarquista adepto da dinastia dos Orleans, como chefe do Governo.

Tomando o céu de assalto

De sua parte, a Guarda Nacional realizou, no dia 3 de março de 1871, uma Assembleia em que se constituiu como organização independente, aprovou seus estatutos e elegeu um Comitê Central, afirmando a República como “único governo de direito e de justiça”. Em represália, uma semana depois, a Assembleia Nacional transferiu a capital para Versalhes e suspendeu o soldo da Guarda. A medida revoltou todo o povo de Paris, exceto a grande burguesia. “O que os perigos do sítio não haviam conseguido, a Assembleia Nacional alcançou: unir a pequena-burguesia ao proletariado. A média burguesia sublevou-se; o afastamento da Assembleia feriu-lhe o orgulho, alarmava-a quanto a seus negócios”. (Lissagaray, Prosper-Olivier, obra citada)

A 18 de março de 1871, já se desencadeava a contrarrevolução burguesa. As tropas de Thiers tomaram da Guarda Nacional as colinas de Montmartre. O proletariado civil marchou para as colinas. O general Lecomte mandou as tropas abrirem fogo contra o povo, mas, para sua surpresa e terror, os soldados se confraternizaram com os operários e dispararam suas armas contra Lecomte e outro comandante, Clément Thomas. No mesmo dia, o proletariado “tomou o céu de assalto”, no dizer de Marx, ocupando as dependências governamentais e proclamando a Comuna de Paris.

O primeiro decreto da Comuna dissolveu o exército regular, substituindo-o pelo povo em armas, a Guarda Nacional Democrática. Logo nos primeiros dias, ficou claro que a máquina administrativa sabotava as ações do Governo Revolucionário e que era preciso organizar um novo tipo de Estado que garantisse o poder popular.

A organização político-administrativa se baseou na democracia de massas, tendo como organismo de base a comuna local e, como instância maior, a Convenção Nacional. O Conselho da Comuna, eleito pelo voto direto, tinha função executiva e legislativa. Quanto ao Judiciário, o Conselho nomeava os juízes de paz e havia eleição direta para os tribunais.

A Comuna confiscou as propriedades dos burgueses que haviam abandonado Paris, entregando-as para os operários explorarem de forma coletiva e suas residências foram destinadas a famílias sem casa, priorizando-se aquelas atingidas pelos bombardeios.

Quanto aos bancos, numa atitude surpreendente, a Comuna não expropriou seus ativos; ao contrário, levantou um crédito de 500 mil francos junto ao Banco Rotschild para garantir o funcionamento da administração e as necessidades básicas do povo.

Apesar do cerco, o abastecimento se deu de forma regular; não houve necessidade de racionamento; as mercadorias eram adquiridas pela Comissão Superior de Contabilidade e vendidas aos distribuidores pelo preço de custo, garantindo a todos o acesso aos produtos de primeira necessidade.

A Comuna proibiu as punições e multas aplicadas por patrões a seu bel-prazer e estabeleceu que a remuneração e as condições de trabalho fossem negociadas entre as partes, assegurando aos operários ampla liberdade de organização. Proliferaram as organizações sindicais, populares e de mulheres. Para o funcionalismo público, fixou-se o salário médio do operário, vedando o acúmulo de cargos.

Desesperada e incapaz de enfrentar Paris com suas tropas, a burguesia negociou com o invasor prussiano a libertação de soldados presos. Com isso, Thiers reuniu 170 mil homens autorizados a avançar pelas linhas prussianas, surpreendendo a defesa da Comuna que, acreditando numa pretensa neutralidade de Bismarck, não esperava ser atacada por aquele lado. Além disso, faltou à Comuna um comando militar centralizado. Imperavam na Guarda Nacional a desorganização e a indisciplina. O ataque de surpresa acabou de desnorteá-la.

A resistência maior foi mesmo do proletariado civil. Homens, mulheres, jovens e crianças defenderam resolutamente cada palmo de Paris revolucionária, a sua Comuna. Mas a superioridade das tropas burguesas em quantidade, qualidade de armamentos e treinamento foi decisiva. No dia 28 de maio de 1871, caía a última barricada operária.

Um massacre impiedoso

“Em 1848, a burguesia já havia mostrado a que extremo de crueldade e vingança era capaz de chegar sempre que o proletariado se atreva a defrontar-se com ela… E, apesar disso, 1848 não foi mais do que um brinquedo de criança, comparado com a fúria selvagem de 1871”. (Engels, Introdução à Guerra Civil na França, edição de 1891)

Cerca de 30 mil trabalhadores de todas as idades e sexo foram humilhados e executados sumariamente. Mais 40 mil foram deportados. A Internacional fez denúncias e mobilizações em todo o mundo, mas não conseguiu conter o massacre. Tratava-se de exterminar o maior número possível de combatentes. Foi tão grande a matança de operários que a indústria parisiense demorou a recuperar o nível de produção anterior à guerra civil.

Era das revoluções proletárias

A Comuna de Paris durou apenas 72 dias, deixando sérias e importantes lições. A principal, segundo Marx, é que o proletariado não pode tomar o poder e simplesmente pôr a máquina do Estado burguês para funcionar a seu favor. É preciso destruir esse aparelho e criar novas formas de organização e administração, ou seja, um Estado de novo tipo, de transição para a sociedade comunista em que esse aparelho será substituído pela sociedade organizada.

Derrotado pela burguesia, o proletariado parisiense foi vitorioso em nível mundial, do ponto de vista dos interesses históricos da classe operária, pois provou que é possível a sua emancipação e a construção do socialismo.

Com o extermínio dos operários de Paris, a burguesia acreditou ter posto termo à luta de classes. Ledo engano. A Comuna de Paris marcou o fim da era das revoluções burguesas e o início da era das revoluções proletárias. Os acertos e os erros dos seus primeiros passos mostraram a justeza do caminho. Iluminaram o proletariado mundial. Como disse Marx, ainda sob o impacto do sangue proletário derramado, “a luta voltará a eclodir muitas vezes, em proporções sempre crescentes. Não pode haver dúvida sobre quem será o vencedor: se os poucos que vivem do trabalho alheio ou a imensa maioria dos que trabalham”.

Alguns anos depois, o jovem proletariado russo comprovaria a veracidade de suas proféticas palavras.

Luiz Alves, da Redação
Publicado na edição nº 52 (2004)

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes