UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Trabalhadores denunciam acidente em empresa de mineração de Sergipe

O jornal A Verdade recebeu uma denúncia anônima de que, no dia 21 de fevereiro, um trabalhador da mineração sofreu um acidente de trabalho com potencial gravíssimo no subsolo da unidade de extração Taquari Vassouras, na cidade do Rosário do Catete, em Sergipe. A unidade pertence à empresa de mineração Mosaic.

De acordo com a fonte da denúncia, uma pá carregadeira (LHD) capotou com o condutor dentro, que conseguiu sair pela janela, quebrada durante a capotagem, salvando sua vida. Os trabalhadores afirmam que as condições de trabalho no subsolo são a principal causa do acidente, o que responsabiliza a Mosaic pelo ocorrido.

Em seguida, a empresa se negou a cumprir a Norma Regulamentadora 05 da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), que obriga a Comissão a realizar uma reunião extraordinária em casos de acidentes graves com o objetivo de determinar medidas corretivas de emergência. Sabemos que é mais lucrativo para a empresa negligenciar medidas de segurança e prevenção de acidentes do que investir em melhores condições de trabalho para seus funcionários, mesmo que isso ponha em risco centenas de vidas.

Importante salientar ainda que o trabalhador que sofreu o acidente é terceirizado, o que prova que esse tipo de contratação, por ser mais precarizada, gera mais acidentes.

O jornal A Verdade continuará acompanhando as denúncias dos trabalhadores da Mosaic em Sergipe e continuaremos dando voz aos operários que sofrem com condições precárias de trabalho debaixo da terra.

Redação Sergipe

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes