TwitterFacebook

Façamos nós com nossas mãos: Marmita Solidária em Natal

Entrega das marmitas. Foto: Kívia Moreira

Redação RN

Natal – Segundo o Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), apenas no Nordeste, em 2020, morreram mais de 1.040 pessoas por desnutrição. Neste ano, a realidade só piorou: segundo pesquisa realizada pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Penssan), 117 milhões de brasileiros não se alimentam como deveriam e 19 milhões passam fome. A diminuição do auxílio emergencial tornou ainda mais difícil a realidade nas periferias. Segundo o Dieese, o atual auxílio emergencial não cobre nem metade do valor da cesta básica.

Sabendo e sentindo na pele toda essa realidade cruel, a Unidade Popular (UP) criou a iniciativa Marmita Solidária, que vai às ruas de Natal distribuir alimentos à população de rua (que só vem aumentando).

Ana Karina, militante da UP. Foto: Júlio Lira.

A iniciativa foi inspirada na ação da companheira Ana Karina, filiada à UP e moradora do bairro Guarapes, em Natal. Karina promoveu a ação como “comemoração” de seu aniversário, mobilizando doações de vários apoiadores.

“Quando estive nas doações, tive dois sentimentos: alegria, por ajudar, mesmo que pouco; e tristeza, por notar que não é e nunca será o suficiente. É necessário mudar o sistema, que lucra com a nossa pobreza!”, relata Karina.

As marmitas são produzidas nas ocupações urbanas e a distribuição é feita por equipes em carros de apoiadores que se somam à luta. Durante as entregas, a solidariedade se faz presente e a expressão “Só o povo salva o povo!” se tornou tão verdadeira quanto nunca.

O fim da fome também virá com o fim do capitalismo! Até lá, continuaremos fazendo trabalho de base, nos organizando cada vez mais!

Print Friendly, PDF & Email
classic-editor-remember:
classic-editor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornais Internacionais

Páginas

Categorias

Especial

Links

Movimentos Sociais e Organizações

%d blogueiros gostam disto: