Guilherme Piva
BARBACENA – No dia 16 de junho, trabalhadores dos bancos realizaram um ato em frente à Câmara Municipal, no Centro de Barbacena. A pauta da mobilização, expressa nas faixas e palavras de ordem dos manifestantes, era a vacinação para a categoria. Na ocasião, ressaltaram o desinteresse de Bolsonaro para responder às ofertas de vacina para o povo enquanto respondeu ao e-mail da CONMEBOL sobre a realização da Copa América em poucos minutos.
Os bancos, que bateram recordes de lucro mesmo em meio à pandemia, não oferecem aos seus funcionários a segurança e proteção contra o vírus. Esses trabalhadores, que encaram longas jornadas de trabalho nas agências, em contato direto com o público, estão longe de ter uma perspectiva de serem vacinados, já que a imunização segue a passos lentos graças à ação deliberada do genocida do Planalto para deixar a disseminação do vírus se alastrar pelo país e novas cepas entrarem pelos aeroportos e fronteiras terrestres.
No momento do ato, era realizada uma panfletagem de covocação para o 19J na cidade. As trabalhadoras e trabalhadores receberam os panfletos e o convite a se somarem na mobilização pelo Fora Bolsonaro, único caminho para garantir vacina, comida, emprego e dignidade para o conjunto da classe trabalhadora.