UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 26 de abril de 2024

MLB lança documentário sobre Ocupação dos Imigrantes Jean-Jacques Dessalines

LIBERDADE – Moradores se reúnem para assistir ao documentário sobre a ocupação que é símbolo de resistência na maior capital do país (Foto: MLB)

“Há décadas em que nada acontece, mas há semanas em que décadas acontecem” – Lênin.


Jady Oliveira e Felipe Fly

SÃO PAULO – Assim tem sido os primeiros dias da Ocupação dos Imigrantes: Jeans-jacques Dessalines, em São Paulo. Inaugurada na madrugada deste domingo (13), a ocupação já contou com a estreia do documentário “Nasce a Ocupação de Imigrantes: Jean-jacques Dessalines”, que relata a trajetória dessas famílias migrantes e imigrantes que ocuparam o prédio abandonado no centro da cidade mais rica e desigual do país.

O evento de lançamento do documentário, ocorrido no dia 15 de junho, às 20h, foi transmitido através de plataformas digitais e contou com mais de cem participantes acompanhando ao vivo pelo YouTube. Disponibilizado na plataforma, a live já conta com mais de 500 visualizações, impulsionando a visibilidade da Ocupação também nas redes sociais com novos seguidores.

Participaram do evento Leonardo Péricles, presidente da Unidade Popular Pelo Socialismo e coordenador nacional do MLB, e Caio Santo Amore, professor da FAUUSP, arquiteto do Peabiru e parceiro do MLB há mais de 10 anos; ambos contribuíram para o debate acerca do déficit habitacional e sua relação com as desigualdades econômicas e raciais. Em sua fala, Leonardo Pericles lembrou os versos da Internacional: “A opressão não mais sujeitos, somos iguais todos os seres”, expressando o significado da ocupação como ferramenta de luta contra as opressões e pela construção do poder popular.

Compuseram o evento, também, Lara Lopes do Instituto Adus e Raquel Ferreira, dubladora e atriz, que ressaltaram a importância da resistência popular, saudando a luta das famílias: Quero desejar que esse doc seja o primeiro de muitos que virão, que ele possa chegar a muitos ouvidos que precisam ouvi-lo e em muitos olhos que precisam enxergar essa realidade. E desejar que isso fortaleça, que esse momento de hoje fortaleça os dias que virão ”, afirmou Raquel durante o lançamento.

Lançamento é transmitido simultaneamente na Ocupação

Antes de começar o documentário, as famílias organizaram o espaço para o evento, construíram os bancos onde se sentaram para assistir, limparam o chão e fizeram o jantar. Às 20h, já estavam atentas nas palavras que precederam a película e comentavam efusivas quando nas falas se sentiam representadas e apoiadas na luta por moradia e pela construção de uma nova sociedade. Ao longo do filme, olhos se encheram de água, câmeras gravaram e compartilharam a imagem de Dessalines ampliada pela projeção na parede da Ocupação.

Ao final do filme, foi realizada uma roda de conversa em que cada pessoa pôde falar o que achou do filme e como vêm encarando sua luta dentro do MLB. O contentamento era geral, a alegria de estar no Movimento que para muitos era a primeira vez. Enquanto imigrantes muitas vezes marginalizados no país, disseram se sentir em casa.

Existe muito a construir, são apenas os primeiros dias de ocupação, mas os desafios são diversos. Felizmente o apoio da juventude, da classe obreira, do bairro e de outras ocupações e movimentos vêm garantindo um ótimo desempenho e segurança já nesse início. Como dito no documentário, “nós viemos em paz e exigimos a paz que nos é direito”. A Ocupação dos Imigrantes Jean Jacques Dessalines em breve estará completa, mas para garantir a moradia digna é preciso mais que isso, é preciso garantir o trabalho, a saúde, a educação e a cultura, e as famílias do MLB lutarão a cada dia para que essa dignidade seja para todos.

Contribua com a luta das famílias:

PIX: [email protected]

Instagram: @ocupacaodosimigrantes.mlb

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes