TwitterFacebook

No Peru, candidata da direita derrotada tenta dar golpe

LUTA CONTRA O GOLPE – Partidários do candidato Pedro Castillo reunidos no centro de Lima, na quarta (9). Foto: Luka Gonzales / AFP

Resultado final da apuração das eleições presidenciais no Peru saiu na última terça (15). A apuração confirmou a vitória de Pedro Castillo, o candidato de esquerda. A candidata de extrema-direita derrotada, Keiko Fujimori, tenta organizar um golpe para impedir a posse do presidente eleito. Milhares de pessoas marcham a Lima contra tapetão eleitoral.

Felipe Annunziata | Redação Rio

INTERNACIONAL – Nesta terça (15), o Escritório Nacional de Processos Eleitorais do Peru (ONPE, sigla em espanhol) terminou a longa apuração dos votos do 2º turno para presidente do país. Com 50,125% dos votos, o candidato de esquerda Pedro Castillo saiu vitorioso contra a candidata fascista Keiko Fujimori, filha do ex-ditador Alberto Fujimori.

Para atrasar a proclamação oficial dos resultados pelo Júri Nacional de Eleições, a candidata Fujimori entrou com pedidos de impugnação de centenas de milhares de votos, numa tentativa de reverter a vantagem de Castillo. O plano dos partidários de Keiko é atrasar ao máximo a proclamação dos resultados para tentar um golpe no Congresso e convocar novas eleições, segundo o jornal El País.

Indígenas, camponeses e trabalhadores marcham a Lima para barrar o golpe

Para barrar a tentativa golpista, milhares de camponeses, indígenas e trabalhadores do interior do Peru marcharam em direção a capital Lima. O temor dessas populações é que um golpe liderado por Keiko possa levar a um governo de caráter racista e fascista.

Em maio, Keiko Fujimori defendeu abertamente a esterilização forçada de mulheres realizada durante o governo de seu pai. Na ocasião ela declarou que se tratavam de um “plano de planejamento familiar”.

Print Friendly, PDF & Email
classic-editor-remember:
classic-editor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornais Internacionais

Páginas

Categorias

Especial

Links

Movimentos Sociais e Organizações