UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Opinião: A favela venceu? Desvios liberais desvirtuam o funk

OSTENTAÇÃO – Posse de bens e dinheiro é visto como vitória, mas maioria do povo da favela vive em péssimas condições (Foto: Reprodução/ Revista Trio).

Matheus Gomes

OSASCO (sp) – O funk brasilero, tal como o conhecemos hoje, cresceu e ganhou força nas periferias do país. Apesar de ser um gênero musical relativamente amplo e com diversas vertentes, uma de suas principais características sempre foi a denúncia, tornando-se ele o espelho que reflete a realidade da população pobre e marginalizada.

Desse modo, mesmo sendo alvo de uma série de estereótipos e estigmas, o funk sempre se destacou como uma produção periférica e “antissistema”. 

Entretanto, a crescente mercantilização do funk e a sua apropriação pela chamada “indústria cultural” têm como resultado o desvirtuamento daquilo que ele realmente representa enquanto movimento cultural da periferia.

Uma das principais representantes dessa deturpação promovida pela ideologia liberal e hegemônica acerca do funk é a popular e pouco contestada frase a favela venceu!”.

Fortemente passível de ressalvas, urge a necessidade de uma discussão mais profunda sobre ela, bem como sua problematização. Por isso, vale a reflexão: será que a favela realmente venceu ou vem vencendo durante os últimos tempos?

Uma análise histórica da trajetória das minorias sociais e daquilo que se entende como “povo brasileiro” nos permite concluir que não.

O passado do Brasil, marcado pela invasão dos colonizadores europeus e pela escravização dos negros e indígenas no processo de criação do Estado nacional encabeçado pelas elites e pela coroa portuguesa, por uma política de domínio burguês, entre outros fatores, demonstra que apesar de muita luta e de pontuais (porém significativas) vitórias, a favela poucas vezes venceu ao longo de nossa história, sendo ela constantemente alvo da repressão de classe por parte do Estado.

Tendo isso em vista, é necessário refletir sobre o “a favela venceu e como os desvios liberais se relacionam com essa ideia.

O liberalismo, enquanto corrente filosófica de pensamento, possui como uma de suas principais implicações a individualização das relações sociais, simplificando e reduzindo fenômenos complexos e estruturais à mera individualidade.

Sendo assim, tal característica pode ser notada nas mais diversas esferas da sociedade, inclusive quando se pauta a cultura.

É comum termos contato com letras de funk em que conquistas pessoais como a aquisição do carro do ano, a utilização de roupas de marcas de grife e a compra de uma mansão para si e para sua família são apresentadas como símbolos de vitória.

Apesar de tais elementos realmente significarem a ascensão de alguém que, com seu esforço, talento e determinação conseguiu “vencer na vida” é preciso se atentar aos limites de tais realizações, que não representam um triunfo geral e sim, individual.

Atribuir caráter coletivo às conquistas do indivíduo é um erro, pois endossa a narrativa meritocrática e liberal de que, no bojo do sistema capitalista de produção, basta que o indivíduo se esforce para que ele tenha êxito em sua vida, de modo que tanto seu fracasso quanto seu sucesso são frutos diretos e únicos do seu grau de esforço. 

Advogar esse discurso é um equívoco desmedido já que ignora o fato de que para cada pessoa vinda da periferia e que alcançou o “sucesso” existem outras milhares que, mesmo trabalhando arduamente todos os dias, continuam a enfrentar as mazelas da pobreza e da desigualdade.

Como escreveu Mao Tsé-Tung, em seu artigo Contra o liberalismo, afirmar que a favela venceu enquanto a maioria das pessoas se encontra na condição de explorada e oprimida, nada mais é do que “desconsiderar os princípios de vida coletiva e deixar-se levar pelas inclinações pessoais”.

Por fim, ao recorrer-se a um panorama mais recente da situação da classe trabalhadora no Brasil, nota-se que o cenário ainda é de extrema fragilidade e, nos últimos tempos, a vida pouco melhorou para a fração pobre da população, especialmente após a adoção de uma agenda neoliberal promovida pelo governo Temer e mantida por Bolsonaro e Paulo Guedes.

Exemplo disso é a Emenda Constitucional de número 95 (PEC do Teto de gastos), aprovada em 2016, que limita os gastos e investimentos públicos dificultando ainda mais o acesso da população pobre à saúde e à educação.

Outro ataque ao povo brasileiro está explícito na Reforma Trabalhista de 2017 que desmantela os direitos dos trabalhadores e, na prática, legaliza a informalização do trabalho, além de enfraquecer a atividade sindical.

Atendo-se aos índices de desemprego formal somados à informalidade trabalhista, percebe-se que a população está abandonada à própria sorte e sem empregos.

Ademais, de acordo com o estudo “Efeitos da pandemia na alimentação e na situação da segurança alimentar no Brasil”, realizado por pesquisadores da Universidade Livre de Berlim (em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade de Brasília), cerca de 59% das famílias brasileiras passaram por situação de insegurança alimentar em 2020.

Destaca-se ainda o fato da violência policial ser um problema recorrente nas favelas brasileiras sendo que, na maioria das vezes, as vítimas são jovens negros e pobres.

Em suma, sustenta-se a tese de que a favela poucas vezes venceu na história desse país.

Na verdade, como percebe-se acima, o que ocorre é que, apesar de muita luta, a favela enfrenta uma longa sequência de derrotas: ela vem perdendo direitos, vem perdendo empregos, vem passando fome a ponto de ser necessário recorrer aos ossos descartados pelos mercados e vem sendo morta nas mãos dos aparatos de segurança do Estado.

É necessário refletir a respeito das tendências liberais que esvaziam o funk e todos os outros movimentos culturais ligados à periferia (como o rap e o samba) a fim de retomar o caminho da utilização da música como forma de luta e resistência.

Posto isso, no fim das contas, admite-se que a favela só vencerá quando forem eliminadas as contradições que propiciam um mundo em que existam favelas.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes