UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

terça-feira, 23 de abril de 2024

Colômbia elimina aborto como crime até 24 semanas de gravidez

Daniela Mora Saavedra | Rio de Janeiro


COLÔMBIA – No dia 21 de fevereiro, as mulheres colombianas fizeram história na luta pelos direitos sexuais e reprodutivos de mulheres e meninas, mas sobretudo, para que o aborto deixe de ser um privilégio de classe. Cinco décadas de luta nas ruas, organização e incidência pela autonomia física das mulheres e a liberdade.

A chamada “onda verde” que já teve conquistas importantes na Argentina e no México chegou agora na Colômbia, onde o aborto só era permitido sob três causas: mal formação do feto, saúde mental e física e estrupo. O movimento de mulheres que luta há décadas pela descriminalização total do aborto, sabia que esses fundamentos eram insuficientes e colocavam em risco a vida de milhares de mulheres e meninas todos os anos, especialmente aquelas que vivem em áreas rurais e em situação de vulnerabilidade econômica.

A justiça teve que responder ao movimento de mulheres, feministas e setores sociais que há anos pedem a retirada do aborto como crime do código penal. Graças à ação movida perante o Tribunal Constitucional pelo movimento Causa Justa, (movimento pela eliminação do crime de aborto do código penal, composto por mais de 100 organizações e milhares de ativistas) e as mobilizações nas ruas e nas redes sociais, foi que o Tribunal Constitucional teve que eliminar o aborto como crime até a 24 semana de gestação.

Descriminalizar o aborto é um ato de justiça com as mulheres. Desde 2008, 400 mulheres fizeram abortos na Colômbia ao ano, a maioria clandestinamente. Somente em 2020, 4.268 meninas entre 10 e 14 anos eram mães na Colômbia, a maioria dos casos trata-se de abuso sexual durante a pandemia. Além disso, 42% das mulheres criminalizadas por terem acesso ao aborto foram vítimas de violência (doméstica, agressões, crimes sexuais etc.). (Causa Justa, 2021)

O acesso ao aborto legal e seguro, além de refletir um sistema de opressão contra a mulher, também mostra que existem limitações e desigualdades devido ao sistema capitalista em que vivemos. Sem acesso à educação, saúde, trabalho e uma vida digna, as mulheres não podem decidir sobre seus corpos e garantir a maternidade desejada.

Descriminalizar não é sinônimo de prática obrigatória de interrupção voluntária da gravidez, faz obrigatórias as garantias de saúde e assistência médica e psicológica para tomar essa decisão para não fazê-lo clandestinamente arriscando suas vida. Esta foi a decisão na Colômbia: 1. O Tribunal Constitucional reconhece o aborto livre; 2. Adota um modelo misto que permite o aborto em todos os casos durante as primeiras 24 semanas de gravidez e depois sob os três fundamentos; 3. O sistema de saúde deve prestar este serviço a quem o solicitar; 4. Não podem perseguir ou criminalizar as mulheres que o realizam.

O próximo passo é garantir políticas de educação sexual e saúde sexual e reprodutiva, assim como igualdade de acesso à informação e mecanismos eficazes de contracepção para homens e mulheres, além de exigir o respeito à decisão de interromper voluntariamente a gravidez para quem assim o desejar. Feministas de todo o mundo celebram essa conquista histórica. Para você, para mim, para todas: lutar funciona!

Daniela Mora Saavedra
Colombiana, cientista política, militante do Movimento de Mulheres Olga Benario no Rio de Janeiro

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes