UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 28 de março de 2024

Casa de Referência Mulheres Mirabal conquista alvará de funcionamento

Leia também

Foto: reprodução.

Nana Sanches*

PORTO ALEGRE – Desde seu início em 2016, a Casa de Referência Mulheres Mirabal sofre sistemáticos ataques do Estado. A Casa é gerida e organizada pelo Movimento de Mulheres Olga Benario que hoje constrói 10 casas de referência em todo o país.

Precisamos pontuar que nos últimos anos, os ataques à nossa Casa aumentaram, assim como a demanda de atendimento, fruto da falta de verba para políticas públicas voltadas para a segurança e saúde das mulheres no governo fascista de Bolsonaro e seus lacaios que ocupam cargos e foram eleitos para governos estaduais  e municipais no país.

As tentativas de acabar com nosso serviço surgiram por parte da Prefeitura de Porto Alegre, chefiada pelo bolsonarista Sebastião Melo (MDB), que mantém um processo criminoso de reintegração de posse contra nós; surgiu também do grupo Equatorial CEEE que cortou nossa luz ainda em 2021 na tentativa de forçar abrigadas e crianças a irem para as ruas ou voltarem para ambientes domésticos violentos; veio por parte do Ministério Público do Rio Grande do Sul que emitiu recomendação para que nenhuma mulher fosse encaminhada para cá, numa decisão que demonstra o total desconhecimento da situação atual da rede de enfrentamento à violência contra a mulher. Impossibilitados de acabar com nosso serviço através dos meios institucionais, até a pior parte da milícia tentou nos intimidar.

Hoje, porém, após um longo esforço de uma equipe abnegada, tivemos uma grande conquista. Temos nosso alvará de funcionamento, documento tão exigido por diversos órgãos e que demonstra que nosso trabalho é sério e eficaz, salvando a vida de mulheres.

Desde 2016 sofremos uma violência institucional imensa, mas hoje demos um grande passo em direção à nossa regularização. Obrigada a todas e todos que tem nos apoiado até aqui. Essa luta é nossa!

Até a vitória!

VIVA O MOVIMENTO DE MULHERES OLGA BENARIO!

VIVA A LUTA DAS IRMÃS MIRABAL!

*Membra da Coordenação Nacional do Movimento de Mulheres Olga Benário e Coordenação da Casa de Referência Mulheres Mirabal

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos