UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Estudantes barram exonerações da Secretaria de Educação de MG

Outros Artigos

Estudantes se mobilizaram neste mês contra a exoneração de diretores de escolas eleitos. Com a repercussão negativa, governo neoliberal de Romeu Zema foi obrigado a recuar.

Matheus Median


BELO HORIZONTE – No último dia 4, os estudantes da Escola Estadual Desembargador Rodrigues Campos e a Associação Metropolitana de Estudantes Secundaristas da Grande BH (AMES-BH) trancaram uma das principais avenidas de Belo Horizonte em defesa do diretor eleito pela comunidade. Virgílio Araújo foi exonerado no dia 30/06, junto com outros 6 diretores, pelo sistema falho de diário eletrônico implantado pelo governo Zema.

Além de eleito, o diretor é querido pela comunidade escolar. O que fica evidente nos apoios que vem recebendo de alunos, ex-alunos, pais e colegas, que ressaltam a preocupação do diretor com a escola e o futuro incerto da mesma, que sofre com propostas de medidas estruturais extremas como a própria demolição do prédio atual.

Não é a primeira vez que a secretária de educação de Zema exonera um diretor eleito. Além de não entrarem para as aulas da última segunda, e aos gritos de “Fora Zema, volta Virgílio!”, os alunos da escola trancaram as 3 faixas da Avenida Sinfrônio Brochado (uma das principais avenidas da regional Barreiro em Belo Horizonte). 

O protesto durou mais de 3h na parte da manhã e teve grande repercussão, contando com atuação da imprensa e da PM. Os estudantes reorganizaram a paralisação e o fechamento da avenida nos turnos da tarde e da noite, além de mandarem representantes para os protestos do sindicato dos professores na superintendência regional de educação.

A mobilização estudantil forçou o governo recuar. 6 dos 7 diretores puderam reassumir, inclusive “Virjão”, diretor da EE Desembargador Rodrigues Campos.

Conheça os livros das edições Manoel Lisboa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes