UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

terça-feira, 19 de março de 2024

Declaração Final da XXVII Sessão Plenária da Conferência Internacional de Partidos e Organizações Marxistas

Leia também

Os partidos e organizações que são membros da Conferência Internacional de Partidos e Organizações Marxistas-Leninistas – CIPOML reafirmam o compromisso de desenvolver todos os nossos esforços para organizar a luta da classe trabalhadora e dos povos, direcioná-la contra a dominação imperialista, das classes dominantes para alcançar a emancipação social e nacional com o exercício do poder revolucionário da classe trabalhadora e do povo.


A Conferência Internacional dos Partidos e Organizações Marxistas-Leninistas informa a classe trabalhadora e os povos do mundo da realização bem sucedida de sua XXVII Sessão Plenária, realizada em Santo Domingo, República Dominicana.

Em um ambiente de unidade revolucionária e fraternidade, desenvolvemos um debate muito produtivo e tomamos uma firme posição sobre a complexa situação econômica e política do mundo, definimos orientações precisas para avançar no trabalho que nossos partidos e organizações realizam com a classe trabalhadora, bem como com as outras classes exploradas e oprimidas, que fazem parte das forças motrizes da revolução.

A CIPOML observa que vivemos um momento particularmente importante, que expressa a crise geral do capitalismo e cria melhores condições para o desenvolvimento da atividade revolucionária em cada país e internacionalmente. A economia mundial enfrenta um novo momento de desaceleração em sua taxa de crescimento, causando preocupação no monopólio e nos círculos financeiros que, até recentemente, projetavam taxas de crescimento mais elevadas; mas, acima de tudo, estamos testemunhando um evidente aumento das contradições fundamentais do capitalismo.

As lutas entre os países imperialistas e as potências para dividirem um mundo já dividido, para conquistar novos mercados e áreas de influência, é a causa fundamental para o início da guerra na Ucrânia que, como já denunciamos, é uma conflagração de natureza inter-imperialista. A CIPOML condena esta guerra; expressamos nossa solidariedade com o povo da Ucrânia que são vítimas da invasão militar do imperialismo russo liderada por Vladimir Putin, do imperialismo dos EUA – liderado por Joe Biden – e seus aliados – membros da União Europeia e da OTAN – e do regime reacionário de Vladimir Zelensky. Mas, como em qualquer conflito dessa natureza, os efeitos da guerra vão além das fronteiras locais e todos os povos estão carregando seus efeitos negativos nas costas. O perigo da fome assombra os pobres, particularmente em várias regiões da África.

Juntamos nossa voz à de milhões de trabalhadoras, trabalhadores, jovens, mulheres que lutam pela paz, exigem o fim da guerra e a dissolução da OTAN e de outros pactos militares dos países capitalistas e poderes imperialistas, porque constituem uma espada de Dâmocles que paira sobre a vida dos povos. Condenamos todas as forças políticas burguesas: neoliberais, social-democratas, fascistas, oportunistas que apoiam políticas de guerra.

Em todos os continentes, a burguesia, monopólios e as oligarquias que governam os países, continuam com sua conhecida política de descarregar sobre os ombros da classe trabalhadora e dos povos os efeitos dos graves problemas do mundo e da economia local, mas os povos não aceitam os planos de ajuste, a retirada de direitos, as leis que tornam o trabalho precário e elevam os níveis de exploração capitalista, as políticas racistas, xenófobas, anti-imigração, da fascistização dos Estados. 

A classe trabalhadora e os povos da África, Ásia, América Latina e Europa estão lutando, exigindo que suas necessidades e direitos sejam atendidos, exigindo trabalho e melhores salários, lutando pela saúde, pela educação de crianças e jovens, por moradia, por terra para trabalhar. Ao resistir e lutar contra as políticas da burguesia e das oligarquias, eles estão lutando contra o capitalismo e seus efeitos, embora nem todos estejam cientes dessa situação. 

Nossa solidariedade com todos os trabalhadores e povos do mundo que lutam e esculpiram com seu próprio esforço um futuro de liberdade, para todos aqueles que escolheram o caminho do protesto aberto, da paralisia da produção, da greve, da ação, da insurreição!

Os partidos e organizações que são membros do CIPOML reafirmam o compromisso de desenvolver nossos melhores esforços para organizar a luta da classe trabalhadora e dos povos e direcioná-la contra a dominação imperialista, das classes dominantes para alcançar a emancipação social e nacional com o exercício do poder revolucionário da classe trabalhadora e do povo. As tarefas históricas que os comunistas marxista-leninistas têm em mente, a fim de derrotar o poder do capitalismo-imperialismo, exigem que o proletariado cumpra seu papel principal no processo, também levanta a necessidade de uma unidade ampla da classe trabalhadora com os povos oprimidos e a unificação da luta do proletariado dos países capitalistas avançados com a luta dos trabalhadores e dos povos dos países dependentes.

Somente a revolução social do proletariado libertará os trabalhadores e os povos das cadeias de exploração e opressão capitalista-imperialista; apenas socialismo-comunismo é a sociedade que garante o bem-estar para toda a humanidade. 

Esses são os objetivos estratégicos que animam a luta das organizações e partidos que compõem o CIPOML, para avançar na conquista desses objetivos, seu XXVII Plenário definiu orientações precisas e tarefas que farão parte da nossa política cotidiana.

O XXVII Plenário convoca seus membros a continuar trabalhando para fortalecer nossas organizações e melhorar os laços com a classe trabalhadora e o povo, a fim de construir um movimento revolucionário em massa cujo propósito é a conquista do poder e construir o socialismo-comunismo.

Com marxismo-leninismo, para revolução e socialismo!

XXVII Plenário da Conferência Internacional de Partidos e Organizações Marxistas-Leninistas – CIPOML

República Dominicana
Maio 2022

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos