UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

domingo, 7 de agosto de 2022

MLB organiza projeto de educação popular em Cabo Frio, RJ

Projeto desenvolvido pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas visa garantir reforço escolar para alunos pobres da comunidade do Manoel Corrêa, em Cabo Frio.

Vinícius Seguraço, Cabo Frio-RJ


LUTA POPULAR – Desde o início da pandemia, o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) tem organizado uma rede nacional de apoio a famílias sem teto para combater o crescimento da miséria e da fome no país causadas pelo governo Bolsonaro.

Na comunidade do Manoel Corrêa, em Cabo Frio (RJ), o movimento desenvolve  um projeto de educação popular junto com uma sala de leitura, estruturada através de doações de livros, para os alunos da rede pública da comunidade. 

“A ideia não é apenas dar aos alunos condições mínimas para a realização das atividades escolares, mas permitir que eles compreendam as contradições da sociedade em que vivemos”, explica Valerie, uma das coordenadoras do projeto.

O sucateamento da educação em Cabo Frio vem acontecendo desde antes da pandemia. A cidade, que teve a pior nota da Região dos Lagos no Ideb 2019, sofre com um elaborado plano de precarização da educação pública por sucessivos governos. Greves da educação e manifestações de estudantes são comuns. 

O ex-prefeito Dr. Adriano (DEM) se valeu da pandemia para demitir mais de três mil funcionários da educação, com a justificativa de que “precisava enxugar os gastos da prefeitura”. Porém, a medida não evitou os recorrentes atrasos de salários dos profissionais da educação e saúde. 

O volta às aulas pós pandemia foi imaturo, mal planejado e mal estruturado. Muitos alunos das periferias do nosso país sequer conseguiram voltar para a escola porque precisavam trabalhar para levar o alimento para casa.

“Na pandemia, meu filho foi aprovado sem saber ler e escrever. Agora, não consegue entender nada das aulas” Afirma lourdes, mãe de um dos alunos do projeto.

 A luta por moradia também perpassa pela luta por melhores condições de vida para o nosso povo. Por isso, iniciativas como a do MLB precisam ser desenvolvidas em todas as cidades do país, pois educação é um direito de todos.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes