UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 14 de novembro de 2024

Luta da Enfermagem pelo piso nacional

Outros Artigos

Ato da Enfermagem em Recife – Foto: MLC-PE

Redação – PE


A luta da enfermagem exigiu a participação de milhares de profissionais, organização da categoria, fortalecimento e unidade sindical para garantir a lei do piso nacional. Mas, os donos de hospitais e clínicas que lucram bilhões de reais todos os anos, articularam por “cima”, em pleno domingo (04/09) uma decisão do ministro Barroso do STF, declarando inconstitucional a lei do piso da enfermagem (lei nº 14.434/2022).

A resposta da categoria foi imediata, hoje dia 09/09/2022 foi puxado um ato nacional pela implementação do piso, atendendo ao chamado do Sindicato dos Enfermeiros de Pernambuco (SEEPE), Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (SATENPE), entre outras entidades, milhares de profissionais foram as ruas pelo Brasil. Em Pernambuco, O SEEPE junto com o MLC (Movimento Lutas de Classes) apoiou e organizou massivos atos nas cidades de Recife, Caruaru, Garanhuns e Petrolina.

Em Recife a concentração começou antes da 9h na praça do Derby e por volta das 10h, mas de  5 mil profissionais saíram em caminhada pela Av. Agamenon Magalhaes, passando pelo Hospital Português, Esperança e retornando a Praça do Derby, com várias lideranças falando no carro de som e  muitas palavras de ordem dos profissionais da enfermagem( Enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras), mostrando toda a sua indignação para um judiciário que sempre defende os patrões e ricos no nosso país.

Ato em Caruaru – Foto: MLC-PE

Também ocorreu ato em Caruaru, com mais de 400 profissionais, que saíram em caminhada do pátio de evento Luiz Gonzaga (Pátio do forró), passando pelo centro da cidade e terminando no marco zero. Durante todo o trajeto a população apoiou a mobilização da categoria, que mostrava toda a sua indignação com palavras de ordem durante todo o percurso.

Ato em Garanhuns
Ato em Garanhuns – Foto: MLC – PE

Já em Garanhuns, cerca de 300 profissionais saíram em marcha do Parque Euclides Dourado, com palavras de ordem, falas no carro de som, cartazes e apitos, passando pelos hospitais particulares, policlínicas e terminando o ato próximo ao hospital estadual da cidade.

Ato da Enfermagem em Petrolina

No sertão Pernambucano, na cidade de Petrolina, ocorreu o ato a partir das 16h com o apoio do SEEPE e o MLC, cerca de 500 profissionais caminharam a partir da praça da catedral pelas ruas da cidade até a ponte que liga Petrolina-PE a cidade de Juazeiro-BA, onde ocorreu o encontro com os profissionais das duas cidades em caminhada, o ato chegou a paralisar o trânsito por quase meia hora.

É evidente que a luta não pode ser restrita ao piso salarial. A denúncia da precarização do SUS (Sistema Único de Saúde) e o quanto isso afeta os mais pobres, faz parte da luta da enfermagem. O SUS, foi regulamentado pela lei nº 8080/1990, que apesar de ser um marco importante para a classe trabalhadora e os mais pobres no nosso país, ainda hoje exige luta e organização da população como um todo para a sua implementação.

Por fim, este ato foi apenas o primeiro de muitos outros que virão para garantir a implementação do piso da enfermagem na rede privada e pública do nosso país, como afirmou Ludmila Outtes, coordenadora estadual do MLC, Presidenta licenciada do SEEPE e candidata a Deputada Federal pela Unidade Popular( UP), “ …devemos articular as entidades nacionais e do nosso estado para um grande movimento nacional o mais rápido possível, para garantir nossos direitos e a depender da categoria, puxar uma Greve geral da Enfermagem”. Já está agendada uma nova assembleia da categoria em todo Estado para definir o novo calendário de lutas e a possibilidade de greve Estadual da categoria dos enfermeiros.

Conheça os livros das edições Manoel Lisboa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes