Famílias do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas ocuparam nesta quarta (16) um prédio abandonado no Centro do Rio. As mais de 70 famílias que ocupam o imóvel sem função social decidiram nomear a ocupação em homenagem ao advogado, jornalista e escritor abolicionista Luiz Gama (1830-1882).
Redação Rio
LUTA POPULAR – Na madrugada deste quarta (16), mais de 70 famílias de trabalhadoras e trabalhadores, organizadas no MLB (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas), ocuparam um prédio que estava abandonado há anos, no centro da cidade do Rio de Janeiro.
A ocupação é uma alternativa para as famílias que antes tinham que escolher entre colocar comida na mesa ou pagar o aluguel. Essa ação denuncia a miséria, a fome e todo o descaso do governo fascista de Bolsonaro e, principalmente, reivindicam o direito básico à moradia digna.
O prédio, na Rua Alcântara Machado, no coração do Centro do Rio, estava abandonado por anos sem cumprir função social, como determina a Constituição Federal. Desde que iniciaram a ocupação as famílias se organizaram para dividir os espaços e as tarefas. Desde creche para as crianças até uma cozinha para o preparo das refeições, garantindo que todos pudessem se alimentar. Com o trabalho coletivo, em poucas horas o prédio já estava diferente.
O que é o MLB?
O Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) é um movimento social nacional que luta pela reforma urbana e pelo direito humano de morar dignamente. Um movimento formado por milhares de famílias sem-teto de todo o país vítimas da ação predatória da especulação fundiária e imobiliária.
As famílias ocupadas decidiram homenagear o advogado, jornalista, escritor e um dos maiores abolicionistas do país Luiz Gama (1830-1882), que ajudou a libertar mais de 500 negras e negros escravizados e lutou a vida toda pelo fim absoluto da escravidão.
Parabéns mlb obrigado por existir o movimento nacel e aceito por por religiosos e ateus e por mlb nos de rua damos sempre graças a Deus