UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 20 de abril de 2024

Famílias do MLB ocupam prédio abandonado, no centro do Rio

Famílias do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas ocuparam nesta quarta (16) um prédio abandonado no Centro do Rio. As mais de 70 famílias que ocupam o imóvel sem função social decidiram nomear a ocupação em homenagem ao advogado, jornalista e escritor abolicionista Luiz Gama (1830-1882).

Redação Rio


LUTA POPULAR – Na madrugada deste quarta (16), mais de 70 famílias de trabalhadoras e trabalhadores, organizadas no MLB (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas), ocuparam um prédio que estava abandonado há anos, no centro da cidade do Rio de Janeiro.

A ocupação é uma alternativa para as famílias que antes tinham que escolher entre colocar comida na mesa ou pagar o aluguel. Essa ação denuncia a miséria, a fome e todo o descaso do governo fascista de Bolsonaro e, principalmente, reivindicam o direito básico à moradia digna.

O prédio, na Rua Alcântara Machado, no coração do Centro do Rio, estava abandonado por anos sem cumprir função social, como determina a Constituição Federal. Desde que iniciaram a ocupação as famílias se organizaram para dividir os espaços e as tarefas. Desde creche para as crianças até uma cozinha para o preparo das refeições, garantindo que todos pudessem se alimentar. Com o trabalho coletivo, em poucas horas o prédio já estava diferente.

O que é o MLB?

O Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) é um movimento social nacional que luta pela reforma urbana e pelo direito humano de morar dignamente. Um movimento formado por milhares de famílias sem-teto de todo o país vítimas da ação predatória da especulação fundiária e imobiliária.

As famílias ocupadas decidiram homenagear o advogado, jornalista, escritor e um dos maiores abolicionistas do país Luiz Gama (1830-1882), que ajudou a libertar mais de 500 negras e negros escravizados e lutou a vida toda pelo fim absoluto da escravidão.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes