UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Ocupação Carlos Marighella avança na luta por moradia em Salvador

Willian Santos | Salvador


LUTA POPULAR – Há um ano e meio, 290 famílias organizadas pelo MLB ocuparam o centro da cidade de Salvador para reivindicar o direito a morar dignamente. Desde então, o antigo prédio da Embasa, abandonado há 12 anos pelo poder público, tem sido um foco de luta pelo direito à cidade e de denúncia à especulação imobiliária.

Durante esse período, os moradores junto com o movimento transformaram a ocupação em sua verdadeira casa: através das assembleias e mutirões, cada espaço do prédio foi ganhando função social. Além dos 5 andares com as unidades de moradia, o térreo virou espaço de formação política com cursos, cine debates, alfabetização, reforço escolar e deu lugar para a creche Selma de Jesus Batista. Vale também destacar o exemplo da companheira Elys Costa, moradora da Ocupação que, para financiar a organização da Escola Eliana Silva, organizou a venda de amendoim torrado, idealizando a partir daí o projeto “Grãos gerando educação”.  

Elys Costa, moradora da Ocupação Carlos Marighella e graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB) (Foto: Isabella Tanajura/Jornal A Verdade)

Contudo, também nesse período o Governo do Estado pôde reafirmar à qual classe ele  verdadeiramente serve. A ocupação, que é vizinha de redes de hotelarias de luxo e outros equipamentos comerciais, foi diversas vezes invadida pela Polícia de maneira ilegal, disseminando terrorismo e truculência. Revelando que, seja no centro ou na periferia, o alvo da polícia sempre será o povo pobre e preto. Enquanto isso, o Governo e a EMBASA fecham os olhos para a situação e não negociam com as famílias.

Sem luta, não há vitória

Apesar das imensas dificuldades impostas pela burocracia e a falta de vontade do Estado, as famílias da Ocupação Carlos Marighella seguem firmes na luta. No dia 24 de janeiro, ocorreu uma audiência que reafirmou a decisão do juiz em primeiro grau que garante que só poderá acontecer desocupação caso haja realocação das famílias para outra moradia. Essa vitória na batalha para conquistar a moradia digna das famílias da ocupação, demonstra a força da luta organizada dos trabalhadores pelos seus direitos. Além disso, essa decisão favorável reafirma a importância da campanha do Despejo Zero, que foi uma conquista concreta dos movimentos populares que lutam pelo direito ao teto, à terra e demarcação dos territórios pertencentes aos povos originários. A luta de uma ocupação realizada praticamente no auge da pandemia, com o crescimento do desemprego e do preço dos aluguéis e com as famílias enfrentando o terror fascista e sem perspectiva alguma de moradia, com certeza só irá parar com a vitória: a chave da tão sonhada casa própria nas mãos de cada família organizada pelo MLB.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes