Redação Rio
No último dia 16 de fevereiro, os estudantes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) elegeram a nova gestão do Diretório Central dos Estudantes em votação histórica. Com 1.799 votos, a chapa 2 – A Todo Vapor (Correnteza) venceu a disputa contra a chapa 1 (UJS, Levante, PT, PDT, PCO e PSOL), que obteve 1.186 votos.
Essa foi uma das maiores participações estudantis nas eleições para o DCE da Rural, que nos últimos anos estava abandonado e distante do dia a dia dos estudantes. “O trabalho do Movimento Correnteza na UFRRJ é recente. Em menos de dois anos, organizamos várias lutas dentro da universidade, principalmente pelo bandejão e pelo alojamento estudantil, que eram pautas completamente abandonadas pelo DCE”, explicou Gabriel GB, estudante de Letras e um dos coordenadores do Correnteza na Rural. “Nos propomos a ser um movimento que reconstruísse o espírito de combatividade e necessidade de ter um DCE de luta. Mesmo sem estarmos inseridos nessa entidade tão importante, estivemos sempre do lado dos estudantes”, completou.
A vitória do Correnteza na eleição do DCE da UFRRJ é mais uma prova de que é possível derrotar o imobilismo em cada universidade do país e reconquistar nossas entidades para a luta da juventude.
Matéria publicada na edição impressa nº 266 do jornal A Verdade